Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis
MAIS DE 60 ANOS
Mais uma data para comemorar. São 63 anos de aniversário do município. Parabéns, Nova Petrópolis! O Jardim da Serra Gaúcha, a Capital Nacional do Cooperativismo é o berço de tantas histórias e origens provenientes de muita luta e desenvolvimento.
São essas histórias que abordaremos em nosso caderno comemorativo a ser publicado na sexta-feira, 2 de março. É com muito carinho que observar, relatar e conhecer o município faz parte e vai de encontro com as riquezas que por aqui comentamos.
Como toda cidade em crescimento, o passado e o presente nos impulsionam ao futuro que é logo ali… Seja nos grupos de danças folclóricas, seja nos corais, no turismo, no comércio, no esporte, até mesmo na política. Os personagens de Nova Petrópolis nos remetem diariamente, há 63 anos de emancipação, o resultado de um povo que deu certo em um cantinho de chão mais inclinado que floresce. Assim como eu, tenho certeza que quem a conhece, não apenas se apaixona, como torce pela sua riqueza.
TAMBÉM
É interessante levar em consideração as diversas situações que o município enfrenta. Muito bem localizado, alvo de turistas e de um cenário único na Serra Gaúcha, as belezas naturais e a qualidade de vida são pontos indiscutíveis. Já na tribuna da Câmara de Vereadores, a pauta abrange o que ainda queremos ver por aqui. E são assuntos como as dúvidas em relação ao terminal de ônibus, rede de água e esgoto, saúde pública, vagas para crianças em escola, demanda no transporte público, que reivindica-se diariamente por aqui, um outro lado mais difícil de resolver, mas que também retrata o crescimento estrutural da cidade. Estes são resultados de nossa gente, dos munícipes, dos trabalhadores e de todos que por aqui decidem e desejam morar e aguardam.
Talvez, o rico interior de Nova Petrópolis também deva ser olhado com mais carinho, não apenas em datas comemorativas ou em roteiros turísticos. Assim como toda a infraestrutura realizada com o ânimo daqueles primeiros colonos que por aqui firmaram o chão, prepararam a terra e plantaram seus e hoje, nossos frutos. Ainda se pode muito mais, Nova Petrópolis.
NELA, A CÂMARA
E não se fala em crescimento e desenvolvimento sem falar em política. Até mesmo há umas sessões anteriores, alguns vereadores criticaram o trabalho regido por leis e pela burocracia, mas talvez sem elas não teríamos também as coisas positivas que se conquista – tirando a burocracia, é claro. Mas é sempre importante lembrar que são as leis que nos dão o direito de cidadão, antes de qualquer coisa. Justamente como cidadãos, me agrada muito ter visto a Câmara cheia na noite de segunda-feira, 26. A comunidade esteve presente para ouvir de seus representantes as proposições e projetos. Nem todos saíram contentes, mas, mesmo assim, exerceram seu papel de eleitores/munícipes. A casa do povo precisa desse aconchego, se não, assim como as leis, deixaria de ser útil. Nesse ponto, eu até concordaria.