Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis não tem mais posto da PRF

04/03/2019 - 11h00min

Atualizada em 04/03/2019 - 12h05min

Em algum lugar de Brasília deve existir um papel sobre o qual está escrito que em Nova Petrópolis existe um posto da Polícia Rodoviária Federal. Ou seja, no papel o posto local da PRF ainda existe. Só. Não há mais rotina de operação como um dia já teve. É oportuno reconhecer o esforço das diversas lideranças municipais para que a situação não chegasse a tal ponto. Prefeito Lelo, Elton Weber, vereadores, dirigentes da Acinp, integrantes do Consepro e às vezes até o próprio corpo policial se envolveu… Ao longo dos últimos anos o efetivo foi sendo cortado e muitas foram as tentativas para que o posto voltasse a funcionar a contento. Às vezes o esforço resultou em melhoras pontuais para logo depois voltar à precariedade. Ano passado tivemos um grande exemplo do “piorou/melhorou/piorou”. Quem acompanha a coluna se lembrará.

DUAS OPÇÕES

Na atual situação, dizer que Nova Petrópolis ainda tem um posto da PRF soaria no mínimo a ingenuidade, quando não demagogia ou algo do gênero. Diante deste quadro, existem duas opções. Ou é apresentado imediatamente um plano reestruturação operacional da unidade, com efetiva realização, ou se fecha o posto de uma vez por todas. Anula aquele papel lá em Brasília, tira o letreiro da fachada e pinta o imóvel de outra cor. A comunidade não pode mais ficar pensando que conta com um posto policial, quando na maior parte do tempo esse serviço se resume a duas lâmpadas acesas e portas trancadas. A falsa sensação de segurança rivaliza com a própria insegurança. E, uma vez fechado o posto, que o foco de nossas autoridades passe a ser o atendimento que Nova Petrópolis receberá da PRF de Caxias do Sul.

ROÇADA NAS PLACAS

Outro abacaxi da BR-116: as roçadas. Semana passada aconteceu a tão aguardada roçada nas laterais da BR-116 no trecho até Picada Café. Mas foi só em algumas partes, perto das placas de sinalização. Ali o serviço foi bem feito, mas o resto continua o mesmo matagal. Não é só por causa da segurança viária que o serviço precisa ser completado urgentemente (há curvas em que os motoristas já precisam desviar da vegetação que invadiu a pista). Logo começará o outono e o aspecto visual da principal estrada da Rota Romântica é muito importante para o turismo.

NA MELHOR DAS HIPÓTESES

Quando você estiver passando pela rua 7 de Setembro, indo em direção ao Torquês, repare no poste de luz que existe antes do cruzamento com a rua Rio Branco. É bem ali na esquina, junto da agropecuária. Se nada for feito, este poste irá cair em breve. Na melhor das hipóteses, na hora da queda não estará passando ninguém por lá e a região central só ficará alguns turnos sem luz, telefone e internet, além do provável bloqueio no trânsito.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.