Colunistas
Oposição cita gafe na abertura da festa de Lindolfo Collor
A coluna já havia adiantado que a falta de convite para a roda das autoridades ao ex-prefeito Alceu e o não discurso do presidente da Câmara geraram um grande desconforto na abertura da festa. Os vereadores de oposição revelaram mais uma situação incômoda: as emendas conquistadas pelos vereadores do PRB, PTB e MDB não foram lidas. O presidente Marcos, inclusive, comentou sobre a situação na Câmara. Demonstrou chateação, já que o deputado Carlos Gomes, de seu partido, enviou uma emenda parlamentar ainda em 2017. Arno Muller também questionou a falta de “noção” da organização. O vereador Diogo contou que a emenda conquistada através do deputado Sérgio Moraes não será utilizada na área da Saúde (há limite de emendas).
AÇÕES DA OPOSIÇÃO
– O vereador Diogo pesquisou, calculou e sugeriu uma emenda para diminuir os valores das multas previstas no projeto de lei para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Porém, na tribuna, a emenda foi apresentada como se fosse da Mesa Diretora. Nos bastidores da Câmara, sabe-se que a ideia foi dele.
– A oposição usa desse artifício: ideias boas, sugestões: são tudo da Mesa Diretora. Taticamente, é para que todos “apareçam”. Para que todos da oposição demonstrem que estão trabalhando em equipe.
– Na prática, essa união pode até ser favorável. Porém, futuramente, com as candidaturas, vai ser difícil manter a união.
– A união maior da oposição é contra o vereador Alcírio. Marcos, Diogo, Rejane e Márcio já declararam guerra pelas falas do progressista. Arno é o que menos diverge, já que fora das sessões, sempre está dialogando com Alcírio.
– Outro uso frequente dos vereadores da oposição é se elogiar. Um vereador fala uma coisa, o outro vai lá e parabeniza pela fala. Chega a ser engraçado, para não dizer forçado.
– A oposição é unida, forte e inteligente. Na semana passada, estiveram reunidos com o ex-prefeito Alceu em um jantar. Não foi a primeira vez que os cinco se reuniram com ele. Alceu está cada vez mais indicando que deverá concorrer nas próximas eleições e que deverá contar com o apoio do quinteto fantástico, caso um dos integrantes não queira voar sozinho, como indicam Rejane e Diogo.
E MAIS
– Vereador no Bairro é sim um projeto importante. Já ouvi algumas pessoas desdenhando a ideia dos legisladores. Cada um com sua visão. Mas, uma das funções da Câmara é ser a voz do povo, também é por isso que foram eleitos. Ouvir a comunidade é básico.
– A próxima iniciativa deveria ser de levar as sessões nos bairros ou promover a ida de todos em um encontrão geral, com a participação dos nove vereadores e mais ainda da comunidade.
– Soube que as aulas em terças e quintas da secretária do Esporte, Jéssica Winck, são um sucesso. Jéssica é uma das poucas primeiras-damas que trabalham no município. Parabéns a ela!