Geral
Detran/RS é contra a decisão presidencial de extinguir lombadas eletrônicas no País
Região – O presidente Jair Bolsonaro (PSL), na quinta-feira, 7, afirmou em sua conta oficial do Facebook que pretende extinguir o uso das lombadas eletrônicas em todas as estradas do País.
Os dispositivos têm o propósito de controlar a velocidade do tráfego em um determinado trecho da pista, através de mostradores eletrônicos que indicam o limite permitido, contando com leitores que detectam o movimento do veículo, gerando a infração em caso de desobediência ao limite indicado.
A medida anunciada teve forte repercussão, dividindo opiniões favoráveis e contrárias, e chamou atenção dos órgãos e autarquias de fiscalização de trânsito. O Diário conversou com o novo diretor geral do Detran/RS e ex-deputado estadual, Ênio Bacci, que se mostrou surpreendido pelo posicionamento do presidente, classificando a decisão como “preocupante”.
O diretor avalia os riscos que a medida pode apresentar para a segurança nas estradas. “Creio que é uma decisão sem a devida avaliação das consequências e de alto risco. As lombadas são colocadas em locais que visam salvar vidas, como em frente de escolas e hospitais. Pensar na retirada delas é viabilizar o aumento no número de atropelamentos”, afirmou Bacci.
Confira a matéria completa na edição do Diário da Encosta da Serra desta terça-feira (12)
Leia também:
Presidente Lucena terá abastecimento de água interrompido nesta terça
Detran abre investigação contra instrutor acusado de abusar aluna