Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Polêmica com Claudio Gottschalk poderia servir para um debate sadio, mas não vai dar

12/03/2019 - 11h00min

Atualizada em 12/03/2019 - 13h33min

Eram 17h de segunda-feira quando comecei a escrever esta coluna. Portanto, quase três horas antes do início da sessão da Câmara, para a qual a expectativa era de forte presença feminina em função das declarações de Claudio Gottschalk (PDT) na semana passada. Expectativa que certamente se confirmou, mas que não tenho tempo hábil para escrever aqui na coluna de hoje. Portanto, é preciso ler com esta ressalva.

OS QUE PENSAM IGUAL

Polêmicas como esta, das “chinelonas”, sempre podem ter um lado muito positivo, que é o de expor um problema. De fato existe uma parcela da sociedade que pensa daquela maneira. São homens – e inclusive mulheres – educados dessa maneira e assim acostumados. Aqui não estou fazendo juízo de valor. Estou falando de um fato, que é o machismo. Mas e se Claudio Gottschalk não tivesse ido à tribuna para falar o que falou? Outra: quantos e quantos pensam igual e permanecessem calados? Diferente do vereador, eles sabem as consequências que enfrentarão… Não espere que façam uma passeata na avenida para defender seu ponto de vista. Aí ninguém fala nada e fica parecendo tudo muito bem, quando não está. Neste sentido o silêncio não serve. É óbvio que a repercussão do nome de Nova Petrópolis na imprensa nacional é algo péssimo. Mas já que aconteceu, poderia servir para suscitar uma discussão sadia.

DISCUSSÃO SADIA

Era a oportunidade de se estabelecer uma discussão sadia acerca do tema do machismo em Nova Petrópolis. Mas não rola, infelizmente. A essa altura a discussão já foi tão desvirtuada que não há mais meios de a sociedade sair ganhando. Tem gente dizendo que as mulheres estão exagerando; tem homens e mulheres ofendendo a mãe de Claudio Gottschalk; tem gente dividindo a polêmica entre esquerda e direita. E olha que os exageros não estão só no Facebook.

O QUE SE SALVA

Passando a régua nesta história toda, o que sobra de positivo é o fato de que muita gente lembrou que a Câmara de Vereadores existe e tem só uma mulher. Mas aí vou repetir o que escrevi semana passada. Não precisamos necessariamente de mais vereadoras. Precisamos, isto sim, de melhores vereadores e, para tanto, são necessários homens e mulheres, pois qualidades e defeitos são divididos igualmente entre eles e elas. É deste tipo de igualdade que precisamos.

PONTOS DE ALAGAMENTO

As chuvas dos últimos dias evidenciaram de novo diversas vias públicas em que ocorrem alagamentos. Não é o caso da água invadindo casas ou interrompendo o trânsito, mas deixando-o muito mais perigoso. Nem estou falando do trecho urbano da ERS-235, onde este problema é crônico. A parte mais baixa da Av. 3 de Maio é um dos principais exemplos. A poça de água que lá se forma, quase um açude, pode sim causar acidentes. E olha que ali a solução para o escoamento da água pluvial é muito mais simples, visto que é do lado de uma área pública. Outro lugar problemático é o trecho da Av. 15 de Novembro entre a rodoviária e a Galeria do Imigrante. Volta e meia acontece de um pedestre levar um banho por causa de algum carro passando nas poças.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.