Geral
Mais de 110 kg de joias semipreciosas são apreendidos no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre
A Receita Federal aprendeu 113 kg de joias semi-preciosas neste domingo (28) no Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre.
A mercadoria foi localizada com duas mulheres que vinham em voos procedentes do Peru. De acordo com os agentes da receita, elas são mãe e filha.
Com a mãe, estavam 33 kg de joias. Ela tinha uma fatura que informava a aquisição de 113 kg de joias semi-preciosas. Já a filha dela estava com outros 80 kg. De acordo com os agentes da receita, somadas às mercadorias trazidas por elas, inteiravam o montante informado na fatura.
Segundo o auditor-chefe da Receita Federal no aeroporto, Erno Cunha, com base na legislação brasileira, nenhum passageiro pode transportar na bagagem produtos que tenham destinação comercial.
Para ele, a apreensão deste domingo é considerada expressiva por se tratar de uma grande quantidade de joias.
Conforme o Serviço de Inteligência da Receita Federal, a mercadoria seria vendida em Soledade, no Norte do Rio Grande do Sul.
Todo produto apreendido passará por avalização pericial e somente depois será possível saber o valor da carga. As mulheres foram liberadas.
A Receita Federal fará uma representação criminal ao Ministério Público para que elas respondam por descaminho, ou seja, por entrar no país com joias para serem comercializadas.
Fonte: G1