Grêmio
Grêmio investiga possível caso de racismo contra atacante do Fluminense
Porto Alegre – O Grêmio busca saber, por meio de imagens de segurança da Arena, quem é o torcedor que teria proferido insultos racistas contra o atacante Yony González, do Fluminense, na partida em que o tricolor sofreu derrota de 5×4, no domingo, 5, na Arena.
González foi o autor do gol da vitória do Flu. O momento em que o atleta é chamado de “macaco” por alguém do sexo feminino foi captado em vídeo publicado pelo clube carioca. O insulto não foi relatado na súmula da partida.
Não foi apresentada queixa sobre o caso, por parte do jogador ou do clube. Mas há possibilidade de um procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) abrir denúncia. Em um post no Twitter, os dois clubes manifestaram repúdio às ofensas.
Em 2014, episódio semelhante, de injúria de uma torcedora gremista contra o goleiro Aranha, do Santos, eliminou o Grêmio da Copa do Brasil daquele ano.
O Grêmio informa sua torcida e demais entes que tomou conhecimento do vídeo publicado nas redes sociais que sugere injúria racial contra o atleta Yony González, do Fluminense. O Clube está apurando o ocorrido e de antemão manifesta seu inteiro repúdio a todos os tipos de injúria.
— Grêmio FBPA (@Gremio) 7 de maio de 2019
O Fluminense sempre será contra qualquer tipo de discriminação. O esporte traz mensagens de união que não dão espaço ao preconceito. Um grande jogo entre dois gigantes não tem lugar para o racismo. #TimeDeTodos
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) 7 de maio de 2019