Geral
Operação apreende 149 pássaros silvestres em cativeiro
Arroio do Sal – Uma força-tarefa dos policiais do Batalhão Ambiental de Torres, da Polícia Civil de Arroio do Sal e de técnicos do Departamento de Biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema) apreendeu, na última terça-feira (7), 149 pássaros silvestres dentro de uma residência em Arroio do Sal, no Litoral Norte. Conforme a polícia, existem denúncias de tráfico de pássaros nessa região.
Um homem foi preso suspeito de manter os animais em cativeiro. No local, foram encontrados 144 canários da terra, dois coleiros e outros três canários de terra mortos. Alguns pássaros foram encontrados no banheiro da residência.
As equipes chegaram no local no momento em que o responsável pelo cativeiro se preparava para viajar levando 12 pássaros em uma maleta adaptada para o transporte. Eles seriam vendidos.
As informações dão conta de que os canários da terra e coleiros do campo eram trazidos do estado de Goiás e do Peru para serem comercializados em municípios do Estado e em Santa Catarina.
O criador responderá por crime ambiental e será multado pela Sema por manter cativeiro ilegal. Vinte e quatro pássaros foram encaminhados para recuperação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama e 122 canários-da-terra, que são nativos do Estado, foram soltos na natureza.
Fonte: Leouve