Conecte-se conosco

Destaques

Estância Velha: operação mira contratos fraudulentos da Secretaria de Saúde com clínica

14/05/2019 - 06h55min

Atualizada em 14/05/2019 - 09h38min

Estância Velha – Um esquema fraudulento, envolvendo servidores públicos e empresários ligados a Clínica Previne (empresa contratada pela Prefeitura para a realização de exames de imagem, como raio-x, ecografia, tomografia), é alvo de uma operação da Polícia Civil, na manhã desta terça-feira, dia 14.

Entre os alvos estão o secretário de Saúde licenciado, Mauri Martinelli, a secretária da Saúde interina, Eloise Gernhardt, e a ex-secretária de Saúde, Ana Paula Gularte Macedo.

Em torno de 60 policiais, participam da operação Anamnese, desde as 7 horas de hoje, com o objetivo de cumprir 10 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão temporárias contra pessoas suspeitas de terem envolvimento no esquema que provoca um rombo milionários nas contas da Prefeitura de Estância Velha.

Além de buscas e apreensão nas sedes da Prefeitura e da Secretaria de Saúde local, também são cumpridas medidas judiciais nos municípios de Dois Irmãos, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Mostardas e Pelotas.

A investigação, que iniciou em meados de outubro do ano passado, encontrou indícios de cobranças de exames que não foram feitos ou de cobrança à maior pela Previne. Os pagamentos eram feitos com a conivência de membros da administração, ligados à Secretaria de Saúde, que pagavam os exames sem fazer uma análise dos relatórios apresentados pela Previne. Para a polícia, pessoas da Prefeitura recebiam uma contrapartida por esse favorecimento.

A investigação, coordenada pelos delegados Vinicios do Valle e Max Otto Ritter, devem examinar de quatro a cinco contratos existentes entre a Prefeitura de Estância Velha e a Previne, desde março de 2017, quando a prefeita Ivete Grade (MDB) rompeu o contrato com a ISEV.

Conforme a Delegacia de Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária (Deat), os alvos da operação Anamnese são investigados pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, fraude licitatória e associação criminosa.

Mais informações ao longo do dia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.