Coluna Nova Petrópolis
Câmara começa a votar hoje os projetos de redução do número de vereadores
Está encerrado o trabalho da comissão especial criada pela Câmara para tratar da constitucionalidade dos projetos de redução do número de vereadores, para nove e/ou para incríveis sete vagas. Quanto ao projeto para diminuir para nove, nada demais: o parecer diz que é constitucional, como já se previa. O outro projeto, para reduzir para sete, também foi considerado constitucional. Isso graças aos votos de Rodrigo Santos (PSB) e Rafael Lüdke (PP). Nei Schneider (PSDB), o terceiro integrante da comissão, foi voto vencido. Portanto, os dois projetos vão a votação na sessão de hoje. É a hora da verdade. Mas não em definitivo, pois ainda haverá uma votação em segundo turno.
NA OBRIGAÇÃO
O projeto que reduz o número de vereadores para sete gera ainda gera muitas dúvidas. Muitas pessoas, eu entre elas, acham que ele é inconstitucional. Mas os legisladores encarregados entenderam o contrário e era isso. Respeite-se o ordenamento institucional. Se houver oito votos, Nova Petrópolis será o primeiro município brasileiro a ter sete vereadores. Uma façanha que, eu tenho certeza, levará a uma reação em cadeia país afora. Mas, mesmo assim, será uma situação frágil, que poderá ser (muito provavelmente será) contestada na Justiça. E poderá cair. Neste caso, precisaremos estar resguardados. Concluindo: seja como for, o projeto que prevê redução para nove cadeiras precisa ser aprovado.
CONTRA A NATUREZA
O mato ainda nem havia crescido muito na BR-116 desde a última roçada e já reapareceu a turma do Dnit para fazer o serviço novamente. Maravilha! Bem diferente de meses atrás, quando o capim já estava invadindo a pista e nada de uma roçada. Agora inclusive os roçadores voltaram alguns dias depois para recolher os restos da vegetação cortada. Sim, porque se não há esse recolhimento, os galhos e folhas enchem as valetas (onde elas existem) e a água vai para cima da pista. Algo mais perigoso que a próprio mato alto. Bom, sexta-feira, 31, lá estavam eles recolhendo os restos nas valetas. Tudo muito bom até se ver como eles estavam fazendo o serviço. Era aquela maldita mania de tirar o material de dentro da valeta e jogá-lo meio metro do lado, barranco acima. A essa altura, com a chuva, é capaz de tudo já ter voltado para dentro das valetas. Seria pedir demais que passassem com um caminhão para recolher tudo após as roçadas?
O DNIT E A ÁGUA
Talvez no mundo encantado do Dnit e outros órgãos estatais a água da chuva de fato tenha a propriedade de correr para cima. Seria uma explicação inclusive para aquele trecho de 200 metros na segunda ponte do Guaíba, em Porto Alegre, construída quase no mesmo nível da água. Vai saber o que se passa na cabeça desta gente…
ESCOTEIROS
Nova Petrópolis está ganhando um grupo de escoteiros. É o Grupo Escoteiro Bom Pastor, que já existiu há alguns anos e está retomando as atividades. A cerimônia de promessa dos jovens que assumirão o compromisso com o movimento escoteiro acontece no dia 14 de junho, na escola.