Geral
Vereadores de Lindolfo comentam sobre projeto de empréstimo
Lindolfo Collor – Um empréstimo de R$ 3 milhões para pavimentar e recapear ruas, além de reformar o Centro Comercial. Esse é o assunto do momento nas rodas de conversa. A administração aguarda a aprovação da Câmara de Vereadores para fazer o empréstimo.
A proposta tramita na Câmara há algumas semanas. Durante esse período, o prefeito, secretários e funcionários da Prefeitura estão participando das sessões. Após o pedido de documentos, a tendência é que o projeto seja votado nesta noite.
OPINIÃO DOS VEREADORES
A reportagem telefonou para os nove legisladores na manhã de terça-feira, dia 18. Até as 12h, todos eles foram consultados e receberam a mesma pergunta: se a votação fosse hoje, o senhor seria favorável ou contrário ao projeto? Por que?
Ademir Rader (Dino – PT): “A princípio sou contra. Tem que ser repartido, é um empréstimo muito grande. Se fosse mais distribuído entre as ruas, seria melhor. Também não temos orçamento. Não há condições de fazer esse empréstimo”
Alcides de Quadro (PT): “Se for do jeito que está, sou contra. Se deixar o Centrinho fora, sou capaz de apoiar. Não tem cabimento investir todo o recurso lá. Cheguei a propor algumas mudanças ao prefeito, mas não recebi retorno”
Alcírio Wiedthauger (PP): “Sou favorável. É um investimento que o município precisa fazer para ter melhorias. A população merece. Com recursos e receitas próprias, o município não consegue fazer. É preciso retomar a obra do Centrinho: é um prédio público e ele precisa de melhorias. O valor do empréstimo paga as despesas com a manutenção das ruas e do Centrinho”
Arno Müller (MDB): “Eu não tenho opinião formada. Não temos o parecer jurídico. Ele está analisando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Como prefeito recebeu um alerta sobre a folha, tem uma cláusula que impossibilita que a Prefeitura pegue esse financiamento. O advogado está analisando isso. Em cima do parecer, vou definir meu voto”
Diogo Lopes da Silveira (PTB): Estou avaliando o impacto financeiro desse empréstimo para definir meu voto, levando em consideração a situação financeira atual. Com todos os documentos em mãos, estou aguardando o parecer jurídico para a viabilidade de apreciação do projeto. Além disso, estou de acordo com as pavimentações, mas não concordo com o valor que se deseja gastar com o Centrinho”
Gilnei Prass (PP): “Sou favorável porque é bom para a comunidade, para as empresas, para todos. Na Capivarinha, vai beneficiar o frigorífico Madu, que hoje não pode vender fora do Estado. Para ganhar a liberação pelo Sisbi, eles precisam de, ao menos, um acesso todo asfaltado ou pavimentado. Enfim, é bom para todos”
Márcio Cardoso (MDB): “Eu dependo do parecer jurídico para ter uma posição concreta sobre o projeto. Já assumi na tribuna que eu sou contra em colocar quase R$ 1 milhão no Centrinho, mas sou totalmente a favor das pavimentações. Perante ao projeto, só irei me posicionar depois do parecer jurídico”
Marcos Schumann (PRB): “Para a posição de voto, não tenho ainda. As comissões não deram parecer. Eu, particularmente, não vi parecer jurídico. Enquanto não tem essas posições, não tem como definir alguma coisa”
Rejane Amaral (PTB): “Primeiramente, não sou contra projeto de empréstimo, qualquer um, não sou contra. Tem que trazer investimento. Faço uma comparação com o da gente. Existe um querer e um poder. Não sou contra empréstimo, mas não consigo ser favorável porque a situação não me deixa. A situação financeira de hoje da Prefeitura não nos permite fazer um empréstimo. Essa é a nossa maior preocupação”