Conecte-se conosco

Colunistas

Falta ainda fazermos feriado para o dia do aluno

17/04/2018 - 11h00min

Aproxima-se o dia 1º de maio, quando todos os trabalhadores do Brasil terão feriado em homenagem a seu dia. O 1º de maio surgiu em Chicago depois que alguns trabalhadores resolveram parar por um dia para reivindicar melhores condições de trabalho. O 1º de maio não é feriado em todos os países. O movimento daqueles trabalhadores logo se espalhou pelo mundo e hoje o 1º de maio é o dia do trabalho para os trabalhadores do setor privado quanto para os trabalhadores do setor público. Afinal, todos são trabalhadores. No entanto, os trabalhadores do setor privado só tem este dia para comemorar o dia do trabalho com feriado. Os trabalhadores do setor público, contando com o beneplácito dos sempre solícitos governantes, comemoram as vezes mais uma data, que é o dia do servidor público e ainda muitas vezes o dia do professor, por exemplo, quando não tem aula. Falta ainda fazermos feriado para o dia do aluno. Aí o coquetel de dias de braços cruzados estará completo.

AVANÇO

Este ano já tivemos uma bofetada no rosto a menos por parte das mamatas no serviço público de Ivoti. Em anos anteriores a Prefeitura fechava na quinta-feira santa de tarde por causa de uma lei do tempo de Arnaldo, que juntou todos os pontos facultativos numa única lei para não precisar sempre quando surgir um destes dias de mamata precisar fazer o decreto específico. Se o atual prefeito agora mandar trabalhar em dia de trabalho os servidores públicos, tem que fazer outro decreto anulando o de Arnaldo de 2000. Por exemplo, o povo de Ivoti ia gostar muito e se sentir menos inferior do que os funcionários públicos se o prefeito mandasse eles trabalhar normalmente no dia do funcionário público em outubro. Um Brasil melhor poderá ser construído com medidas simples e corretas como esta. E sempre que for necessário, demitir os maus funcionários. Com certeza, os bons se sentirão agradecidos. Vamos deixar claro que tem muitos funcionários da Prefeitura que são contra estas mamatas porque tem consciência de que está errado.

DEMISSÃO

Lembram-se do médico que fez exames utilizando-se da estrutura municipal para si próprio e para a sua mulher? Pois bem, ele foi demitido a bem do serviço público. São estas pequenas medidas que corrigem muitos problemas na área pública. Os outros ficam com receio de fazer coisas erradas e diminui muito estes casos de uso da máquina pública em benefício próprio.

ATESTADO

Não sei se o prefeito já deu uma olhada na indústria dos atestados no serviço público. Esta área aí é uma grandeza o que fazem com atestado médico. Outro dia uma pessoa que trabalha numa Prefeitura conseguiu um destes laudos para não precisar trabalhar por um bom período. Só que durante a vigência do laudo médico ela foi flagrada postando no Face fotos de passeios pelo nordeste. Isto é muito comum acontecer no serviço público, onde o rigor com este tipo de desvio funcional não é muito combativo. Duvido que existam casos desses na iniciativa privada.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.