Coluna Estância Velha
A Saúde apresentando problemas sérios. Até quando?
Denúncia grave sobre um péssimo atendimento pediátrico no Posto de Saúde, no município. E não tem nada a ver com o posto e nem com a saúde, tem a ver com a conduta pessoal de uma profissional que não deveria trabalhar com criança e nem com gente.
EXAMES
Parece que agora está normalizado a realização de exames dentro do Hospital Municipal. A questão estava relacionada com a mesma clínica investigada na fraude da saúde. A prefeitura não pode romper o contrato antes da conclusão do inquérito. Pelo que sei, o valor mensal pago pela Prefeitura estava sendo retido para o pagamento de causas trabalhistas da empresa, e desta forma, a empresa não tinha dinheiro para manter os equipamentos em pleno funcionamento. Entendemos tudo isso, mas a comunidade não pode ser penalizada.
OBSTETRÍCIA
Também recebemos reclamações de pacientes que foram até o Hospital Municipal que é referência em obstetrícia na região, e foram informados de que a ala obstétrica do hospital estava interditada. A família da paciente fotografou e informou que não havia nem luz no local. A grávida foi jogada de um hospital para outro, sem que ninguém tomasse uma providência. Em Sapiranga ela conseguiu mais tarde o atendimento.
ALTERNATIVAS
Sempre que entramos em contato com responsáveis para saber o que está acontecendo, as explicações até são plausíveis. Mas gente, estamos lidando com vidas. Precisamos alternativas, precisamos soluções imediatas. Tá faltando criatividade, comprometimento, empatia, ou competência mesmo?
DIFÍCIL
Entendemos que não é coisa fácil administrar a saúde. E não é somente aqui em Estância Velha. Também entendemos que a secretária assumiu a pouco e ainda está se inteirando da situação. Entendemos tudo isso. Mas a comunidade está cansada. Pelo menos um atendimento humanizado, respeito e carinho com as pessoas. Ninguém vai passear em hospital ou posto de saúde. Quem vai até lá é porque está precisando.
POSTE PODRE
Em pleno centro, na avenida Sete de Setembro, dos bancos, um poste pendeu com a ventania, de terça-feira. A Guarda Municipal Interditou a avenida. Na manhã de quarta-feira, como a RGE ainda não tinha dado sinal, os motoristas se cansaram de esperar, arredaram os cavaletes e voltaram a transitar normalmente, sem se importar com o risco. Realmente a paciência das pessoas está no limite.
SOLIDARIEDADE
Quatro dias foram o suficiente para que a família da Mariana conseguisse arrecadar recursos para saldar as dívidas, deixadas com procedimentos médicos e o seu sepultamento. Os pais foram para as redes sociais agradecer, e fica aqui os nossos cumprimentos às pessoas pela forma carinhosa como sempre atenderam aos apelos desta família que passa por um momento tão delicado.