Conecte-se conosco

Colunistas

Pontos positivos e negativos

23/07/2019 - 09h43min

Com relação ao governo Bolsonaro nestes seus primeiros meses do ano, podemos anotar os pontos negativos e os positivos. Os pontos negativos são menos nocivos porque não influem no nosso bolso. Dá para citar os principais, que tem todos a ver com a língua solta. O boca aberta pode acabar com a boca cheia de formigas. Bolsonaro tem se notabiliza em comprar encrencas onde não seria necessário. Vou dar apenas um exemplo. Como o Senado tem que aprovar a nomeação do seu filho para a Embaixada dos Estados Unidos, medida condenada em cada 9 de 10 brasileiros, desde os mais pobres aos mais ricos, Bolsonaro disse o seguinte: “se eles (os senadores) estão criticando a nomeação, é porque está certa. Comprou uma briga desnecessária com todo o Senado, onde tem muita gente boa. Podíamos citar aqui dezenas de frases e atitudes do presidente que em nada contribuem para a boa gestão do governo federal. Muito pelo contrário, só prejudicam.

POSITIVOS

Uma das grandes virtudes do presidente Bolsonaro foi o fato de ter nomeado um ministério de primeira linha. Desde a Economia até a Agricultura, passando pelo Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, os caras são bons e da área. O melhor de todos dizem ser o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas. O cara arregaça as mangas e trabalha muito. A equipe do Ministério da Economia é qualificadíssima. A da Agricultura, Teresa Cristina, nem se fala. Eles vão botar o Brasil nos eixos. Até aí Bolsonaro cumpriu com todas as metas até agora.

CNH

Já custa 300 reais a menos só por causa do simulador. Você paga o simulador só se quiser. Alguém vai querer? Pardais caça-níqueis, de 8 mil que iam estar lá só para meter a mão no nosso bolso, sobraram 2 mil. O emplacamento de carro deverá custar a metade com as medidas que foram tomadas. De 300 vai baixar para 150 reais e a placa ficará com o dono para sempre.

LIBERDADE ECONÔMICA

Um projeto de lei que Bolsonaro editou e que já vigora e a da Liberdade Econômica. Uma das medidas mais importantes, porque tira algumas amarras que estrangulavam os que tem negócios e empregam pessoas. Esta medida é importantíssima e só não foi mais debatida porque a reforma da Previdência dominou todo o noticiário neste primeiro meio ano de governo. Quanto mais o Estado se retira da economia, mais empregos serão gerados e menos pessoas estarão desempregadas. Ela tem 17 pontos principais, com todos eles beneficiando o mercado de trabalho, retirando o governo dos negócios.

EXEMPLO

Se você pedir uma autorização para o governo e o prazo é de 30 dias, passou os 30 dias e o governo não se manifestou, será considerado como autorização concedida. Não tem mais ficar enrolando. Estas medidas não valem para os municípios. Assuntos municipais estão de fora. Mas seria bom se o Executivo Municipal tomasse medida semelhantes aqui em Ivoti submetendo um projeto semelhante a Câmara de Vereadores, adaptado as questões municipais, para acontecer o mesmo aqui.

FGTS

Agora vai liberar parte do Fundo dos trabalhadores, mesmo porque o juro que rende fica sempre abaixo do mercado. Mil vezes melhor o dinheiro estar no bolso do trabalhador, que é o dono, do que na mão do governo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.