Conecte-se conosco

Exclusivo assinantes

Homem preso pela Guarda é réu em processo contra quadrilha responsável por sequestros e mortes

30/07/2019 - 13h42min

Estância VelhaO integrante de uma quadrilha apontada pela Polícia Civil como responsável por sequestros e mortes de inimigos foi preso por agentes da Guarda Municipal, nesta segunda-feira, durante patrulhamento de rotina pelo bairro Floresta.

Wagner Flavio Lopes de Souza, 43 anos, foi preso por volta das 9h30. Contra ele, conforme a Guarda, existiam dois mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça, um deles pelo Tribunal de Justiça e outro pela 17ª Vara Criminal de Porto Alegre. 

O acusado foi levado pelos policiais à Delegacia de Polícia, onde foi feito o registro da prisão. Após o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Segundo a Guarda, Souza estava morando a pouco tempo no município, fugido do município de Portão, onde foi investigado, denunciado e atualmente responde a processo por formação de quadrilha. 

 

MORTE DE TAXISTA E DE RIVAIS

Wagner de Souza é réu em um processo em que figuram alguns dos principais membros da facção criminosa Os Manos envolvidos no assassinato do taxista de Rolante, Sérgio Jaime Bernardes, de 64 anos, que sumiu no dia 28 de março deste ano. O corpo do taxista foi encontrado, carbonizado, em Canoas, mas antes ele teria sido levado a um cativeiro da quadrilha, no município de Portão. 

O mesmo grupo também foi denunciado pelo Ministério Público por ter matado Gabriel Oliveira Silceda, 18, e Luciano Lima da Silva, 24, após terem sido sequestrados e torturados pelos integrantes da quadrilha. As vítimas também eram moradoras de Rolante e foram encontradas mortas no interior de Portão, no dia 15 de setembro do ano passado.

No processo em que o criminoso preso pela Guarda Municipal consta como réu, o juiz Marcos La Porta da Silva, da 17ª Vara Criminal de Porto Alegre, especializada em crimes de lavagem de dinheiro, destacou que a quadrilha, além de promover sequestros e assassinatos de rivais, atua no tráfico de drogas, furto/roubo/receptação e adulteração de veículos, compra/venda de armas, tortura, cárcere privado e ocultação de cadáveres. 

 

O LÍDER E OS SUBORDINADOS

Ainda conforme o magistrado, a quadrilha é comandada é por Leon Súlivan Corrêa dos Santos, vulgo “Pai”. O criminoso, que está preso na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, teria determinado a morte Gabriel e Luciano, mas ordenou que fosse poupada a vida de uma jovem grávida, que foi sequestrada com a dupla.

Contudo, a mulher foi orientada a espalhar no município de Rolante de que “Pai” era o líder do tráfico de drogas na cidade. Conforme consta em despacho do juiz, embora Leon Súlivan Corrêa dos Santos seja o cabeça da organização, ele dá a outros funções de comando. 

Entre os subordinados de “Pai” estão Marlon Samuel Arruda, vulgo Muka, seu braço direito. É de Muka que partem as ordens de execução dadas por “Pai”. Ele também é quem gerencia a venda de drogas e recolhe o dinheiro oriundo do tráfico. Muka tem o apoio de Kenedi Roger de Anhaia Amorin, o Garnizé, e Tiago Fraga de Araújo, o Tiaguinho.

Outra ramificação da quadrilha têm Luciano de Fraga, o Bugica, à frente, com a participação de Ademar Pereira, Ana Cláudia de Vargas, Iara Oliveira da Silva, Jonas Rodrigues da Silva e Douglas César Fraga.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.