Destaques
Ex-prefeito de Estância Velha matou namorada estrangulada, conclui polícia
Estância Velha – A investigação que apurava o caso envolvendo o ex-prefeito Elivir Desiam, o Toco, 57 anos, e a namorada Lucia Bialoso Valença, 35, foi concluído pela Polícia Civil nesta semana. O inquérito foi entregue nesta quarta-feira à Justiça. O Diário teve acesso aos documentos.
O resultado é aquele que já se desenhava desde o princípio – e que custa ser aceito por parcela da população: Toco matou a namorada, na casa em que moravam em Estância Velha, e depois cometeu suicídio, por afogamento, ao entrar no mar em Imbé, onde morou por certo tempo com a ex-mulher.
Um laudo do IGP, entregue na semana em que o caso completou seis meses, atesta que Lucia Bialoso Valença foi morta estrangulada. Para a polícia, quem fez isso foi Toco. Ou seja, com as mãos ou com a faixa do vestido que Lucia usava, Toco pressionou o pescoço da namorada até que ela perdesse os sentidos.
Na reconstituição analítica do crime, a namorada de Toco reagiu ao ataque promovido por ele. Um laudo anterior, entregue pelo IGP no final de abril, confirmou a presença de fragmentos debaixo das unhas de Lucia. Os restos de pele são compatíveis ao DNA do ex-prefeito.