Destaques
Ivoti: casarão do Núcleo sediará comércio
Ivoti – Cenário de muitas fotografias e apreciações, que enchem os olhos de moradores e principalmente turistas, o casarão localizado no Núcleo de Casas Enxaimel em breve vai abrigar um novo espaço comercial. Está em andamento um projeto para a criação, no local, de um espaço gastronômico da marca Factory Beer, sediada em São Leopoldo.
A casa geralmente é fechada aos visitantes, mesmo durante as feiras que ocorrem no Núcleo. Conforme o gestor atual do projeto, a ideia é inaugurar o espaço em outubro, durante a Feira das Flores, no final de outubro. A casa integra a área tombada pelo Instituto do Patrimônio e Histórico Nacional (Iphan), e já se tornou ponto de visitação.
“Vamos ter tudo aqui, desde a comercialização da cerveja, assim como eventos da marca. Mais tarde, teremos café colonial também, hambúrgueres, um espaço bem para a família. Queremos nos inserir na Rota Cervejeira”, promete ele. Segundo este gestor, que preferiu não ser identificado, no início a intenção é abrir de quartas a sábados à noite, além de sábado e domingo durante o dia.
O empreendimento, embora faça parte do Núcleo, é particular. Já foi dado o sinal verde para a exploração da casa, desde que sejam preservadas as características originais do espaço, algo que é garantido por ele. O projeto também prevê a revitalização do entorno da obra, para a realização de eventos, como shows musicais ao ar livre.
Instalações
O laudo estrutural já foi feito e aprovado junto ao Departamento de Planejamento Urbano (DPU). No momento, está sendo instalada as redes de água e elétrica do espaço, bem como algumas mesas e cadeiras, também com estilo rústico, estão sendo trazidas. Apesar da ideia de “cervejaria” no casarão, a fábrica da Factory segue no município de Sapucaia do Sul.
Cinco pessoas trabalham atualmente no projeto da construção, entre arquiteto, engenheiro, designer e uma publicitária. Antes de fechar com a casa do Núcleo, a fábrica procurou outros espaços em municípios da região, como Novo Hamburgo, Presidente Lucena, Nova Petrópolis e Ivoti mesmo. Mas a decisão pelo uso do casarão foi tomada há apenas 30 dias.
A casa tem dois andares e uma lareira, que pode, por exemplo, ser utilizada no período de inverno, conforme prevê o projeto. Por enquanto, a empolgação da marca decorre do fato de que não há dúvidas do potencial turístico do empreendimento: o casarão já foi conhecido como um dos pontos mais fotografados do Rio Grande do Sul.