Coluna Nova Petrópolis
As homenagens recebidas pelos folcloristas de Nova Petrópolis em Porto Alegre
O Festival Internacional de Folclore foi homenageado pela Comissão Gaúcha de Folclore em cerimônia realizada sábado (31/08) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A CGF é uma instituição técnica reconhecida pela Unesco e conferiu ao Departamento de Cultura da Prefeitura de Nova Petrópolis um certificado de “reconhecimento, agradecimento e aplauso” pela “brilhante concepção” e “magnífica realização” da 47a edição do festival.
HOMENAGEM 2
Pelos mesmos motivos, e ainda em razão da direção e do roteiro do espetáculo “Laços do Tempo”, o secretário-adjunto da Educação, Paulo César Soares, também recebeu o certificado da Comissão Gaúcha de Folclore. Durante a abertura do Festival de Folclore, integrantes da CGF assistiram o espetáculo e ficaram maravilhados com o que viram no palco. Essa ótima impressão foi determinante para as homenagens atribuídas ao folclore de Nova Petrópolis. No caso do secretário-adjunto, foi a segunda homenagem recebida em pouco tempo. No encerramento do Festival, ele foi surpreendido com uma placa de reconhecimento da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs.
HOMENAGEM 3
Representada pela presidente Lediane Werner e pela tesoureira Natália Pellenz, a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs também recebeu homenagens em Porto Alegre no dia 31 de agosto. A entidade foi agraciada com a Moção de Reconhecimento e Aplauso por conta do Festival de Folclore de 2019 e a presidente ganhou a Medalha de Mérito Cultural Professora Lilian Argentina pelos 30 anos da AGDFANP.
FEIRA DO LIVRO
A inclusão já era uma das marcas do 47º Festival de Folclore, com diversas iniciativas nesse sentido. Mas o tema foi colocado num patamar ainda mais alto com a brilhante apresentação do grupo de danças Edelstein. Agora, esse conceito está sendo levada à Feira do Livro, que acontece entre os dias 8 e 13 de outubro, na Rua Coberta. A temática será “Não há limites para quem lê”. O patrono é o escritor nova-petropolitano André Werkhausen Boone, que é deficiente visual e recentemente lançou o livro “Ser André Werkhausen Boone”. Conforme informações que recebi do escritor, ele é o primeiro cego a ser patrono de uma feira do livro no Brasil.
DESFILE CÍVICO
O desfile cívico do Dia da Independência acontecerá na manhã deste sábado, dia 7, com cerca de 2.000 participantes. O diferencial neste ano é que serão ocupadas as duas vias da Av. 15 de Novembro, começando no sentido capital e retornando no sentido interior. A ideia é conferir mais dinamismo e proporcionar uma experiência visual mais rica ao desfile. O início será às 9h.
COMEÇA O KERB
Também no sábado, dia 7, tem início a programação oficial do Kerb im Tannenwald. Às 19h, em frente a igreja católica, será apresentado o espetáculo “Tannenwald: die neue Heimat”, em alusão aos 195 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Na ocasião também acontecerá o lançamento do livro “Central Pinhalense”, de autoria de Helena Ines Seger Weber, já destacado aqui na coluna na semana passada.