Conecte-se conosco

Geral

Aldeia da Herta em Morro Reuter

17/09/2019 - 17h09min

Atualizada em 17/09/2019 - 17h11min

Morro Reuter – Nessa terça-feira (18/9), a Prefeitura de Morro Reuter  e a Curto Arte Companhia de Teatro, assinarão o contrato da concessão de uso da área conhecida como “Escola do Mato Comprido”, onde será  implantado o projeto turístico e cultural “Aldeia da Herta“.  A Curto Arte foi a vencedora da licitação, na modalidade de concorrência (001/2019), realizada dia 23 de julho e ficará responsável pela área, pelos próximos 25 anos. Nos primeiros 5 anos a empresa terá carência da taxa mensal de ocupação, mas recuperará a estrutura existente, composta por um prédio da antiga escola e um galpão. Também investirá na manutenção de toda a área, assim como na construção de diversas benfeitorias, sugeridas  no projeto vencedor da licitação. A assinatura do contrato será às 9h30, no local, que fica no km 5 da VRS-873.

Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC/RS fica em Dois Irmãos até quinta-feira

Entre as contrapartidas da Curto Arte, segundo seu diretor, Carlos Alberto Klein, está a implantação de uma escola de teatro e música, dentro da  “Aldeia da Herta“, com aulas gratuitas para os estudantes do município, além da criação de um museu, resgatando a história local e da região.

Mais de 100 pessoas participaram do Torneio Municipal de Tênis de Mesa de Dois Irmãos

SOBRE O LOCAL: No terreno, doado pela família Collet e que  tem área total de 11.865 metros quadrados, foi inaugurada em 1994 a Escola Marechal Costa e Silva, que funcionou até 2004. Após a escola ser desativada, o local, também conhecido como “Escola do Mato Comprido”, abrigou atividades no contra turno escolar, até 2013. Desde então, tanto a área como o prédio de alvenaria e um galpão existentes estão em situação de abandono, deteriorados pelo tempo. Para valorizar e reativar a área, sem investimentos de recursos próprios, a Prefeitura lançou a licitação, que teve como interessada e vencedora a Curto Arte Companhia de Teatro, de Dois Irmãos. A prefeita Carla Chamorro acredita que, “dessa forma, não só o local terá sua manutenção e valorização, como o projeto ajudará a impulsionar o turismo local e o fomento da arte no município e na região, atraindo muitos turistas”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.