Conecte-se conosco

Colunistas

Fiscalização e inclusão

19/09/2019 - 09h41min

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ainda não começou no município. No início de agosto, foi noticiado aqui no Jornal O Diário sobre a formação do serviço. A ação foi feita para que a cidade entre nas adequações de Leis Federais, como a 7.889 e a 9.782. Na ocasião pude conversar com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Breno Käfer, e questionei quando o serviço deveria ser efetivamente iniciado. A previsão era que os trabalhos começassem no início deste mês. Novamente conversei com Breno e a questão ainda é a lista de burocracia que existe para poder iniciar o SIM. Vale lembrar que este tipo de fiscalização, quando feita da forma adequada, traz valor ao local que vende produtos dentro das normas de qualidade. Seguimos acompanhando.

ATENDIMENTO

Esta semana pude acompanhar uma das atividades no CRAS do município. Belo trabalho que tem sido feito com a Oficina de Inclusão Digital na 3º Idade. Tecnologia já é uma coisa comum na rotina. Contudo, ainda para este público, alguns acabam sendo excluídos das possibilidades que estas plataformas nos abrem. Falando em nível nacional, o IBGE divulgou que em 2016, mais de 14,9% da população idosa tem acesso a internet. Uma parcela pequena. Aqui parabenizo aos participantes da Oficina, que enfrentam o desafio de, mesmo acima dos 60 anos, buscar aprender algo totalmente novo. Grandes exemplos.

CURTÍSSIMA

Já que estamos falando de serviço social, volto a lembrar do Setembro Amarelo. Período dedicado as discussões de prevenção e atenção contra o suicídio. Hoje ocorre o 4º Café com Saúde, que traz o debate para o município. A ação ocorre no CRAS durante a tarde.

OBRAS

E segue em andamento a obra de reforma do Ginásio Municipal Clóvis Luis Schaeffer. Segundo informações passadas pelas Administração Municipal, esta semana foi trabalhado na iluminação da futura nova quadra. Ainda faltam alguns detalhes, como o contra piso e a instalação do piso novo para as atividades esportivas. Com o forte movimento esportivo na cidade, até mesmo o repórter fica na grande expectativa de ver o trabalho concluído e liberado para a comunidade.

EDUCAÇÃO EM ALTA NO DESFILE

O título deste tópico e a opinião a seguir são do colega Felipe Faleiro. Foi ele quem fez a cobertura do evento. Abro o espaço para o comentário sobre o assunto. “O Desfile Cívico em Hortêncio ocorreu no domingo, 15, dia de sol e calor. Talvez por isso, atraiu cerca de 600 pessoas, num clima de patriotismo. Escolas puderam apresentar seus projetos, corporações demonstraram seus equipamentos, a Banda Marcial da Escola São José animou os espectadores com suas marchas. Ao final, todos se reuniram em frente a Prefeitura. Observo um sentimento de verdadeiro respeito, mas, acima de tudo, como os colégios do município têm incentivado a pesquisa entre suas turmas. Digo isso em razão dos muitos cartazes, cada um contendo um tema diferente estudado em sala de aula. Uma manifestação de respeito à educação, sempre tão sofrida, mas um dos pilares de nossa sociedade.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.