Destaques
Comarca de Ivoti apoia, mas não adere a paralisação do Judiciário
Ivoti – O atendimento no Fórum de Ivoti está sendo mantido normalmente, conforme representantes do Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (Sindjus). A mobilização em diversas comarcas do Estado iniciou nesta terça-feira, 24.
Segundo o sindicato, a o protesto é pela defasagem salarial de mais de 80%, bem como a ameaça de extinção de cerca de 5 mil cargos de Oficial Escrevente, que hoje representam cerca de 60% da mão de obra do Poder Judiciário, além da desvalorização da categoria.
Apesar da não-adesão, faixas serão colocadas em frente ao prédio em Ivoti. A greve foi decidida em assembleia geral no último dia 17 de dezembro. O movimento no município destoa de outros na região, como Nova Petrópolis e Estância Velha, que decidiram pela adesão à paralisação.
Segundo dados do Poder Judiciário, a comarca de Ivoti tem dez cargos criados em lei, porém apenas cinco, ou metade, estão ocupados. São dois Oficiais de Justiça e três Oficiais Escreventes.
Destes três últimos, nenhum realiza a função diretamente: um é também distribuidor-contador (um cargo criado por lei, porém vago), um é também escrivão (um cargo criado por lei, porém vago) e outro é também Oficial de Justiça.