Colunistas
Feira e conhecimento
Hoje tem mais um dia da 3ª Feira de Iniciação Científica do município. Já ouvi comentários como “é igual a feira de ciências que tínhamos, mas agora maior e fora da escola”. Piadas a parte, incentivar o estudo a partir da pesquisa tem, na minha opinião, enorme valor. Com o desafio de buscar entender sobre algum determinado assunto, ou procurar alternativas para solucionar algumas questões, o estudante pode ser um indivíduo ainda mais capaz. E não apenas no ambiente escolar, mas também para a vida. Conhecimento nunca é demais.
E manter ações como a Feira também fortalecem, a partir da continuidade, o incentivo ao desenvolvimento da busca pelo aprendizado. Sem falar que os trabalhos em destaque ainda levam o nome do município. Exemplo disso é a Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, que há anos incentiva seus alunos a criarem projetos e hoje tem um dos maiores e mais respeitados eventos de ciência e tecnologia do mundo.
FEIRA 2
Aproveito o espaço para agradecer o convite para ser um dos avaliadores da Feira. Aqui também represento o meu editor Alex Günther, que não esconde a ansiedade de ver os projetos e conhecer as propostas. O nosso muito obrigado. E também parabéns aos organizadores e para os participantes! Um grande ponto para a educação do município.
DISTRITO FEDERAL E A PONTE
Nesta semana o vice-prefeito, Cândido, e o secretário de Saúde, Alceu, foram até Brasília pedir apoio para uma série de projetos e propostas. Entre os destaques, o pedido de verba para uma nova ponte para fazer a ligação com o vizinho Presidente Lucena. Obra cara, avaliada, segundo informações da Administração Municipal, em R$ 3 milhões. Valor que não é todo dia que algum município recebe. Agora, assumindo a posição de alguém que mora em outra cidade, precisa de uma ponte nova? Fazer uma grande reforma, mantendo as suas principais características e buscar meios e compromissos de manter uma rotina (anual que seja) de manutenção, não seria interessante? A Ponte de Ferro é um grande cartão postal de Hortêncio. Bela característica que merece devida atenção.
CURTÍSSIMA
E seguem abertas as inscrições para a escolha das Soberanas do município. As fichas de inscrição e o regulamento podem ser retirados na Prefeitura ou pelo site sãojosedohortencio.rs.gov.br. Neste ano, podem concorrer garotas com idades entre 15 e 25 anos e que sejam moradoras da cidade. As inscrições encerram no dia 5 de outubro. A escolha da nova corte deve ocorrer no final de novembro, no Ginásio Municipal.