Conecte-se conosco

Colunistas

Os bastidores da polêmica

01/10/2019 - 09h54min

Já que a coluna retomou o assunto 13º salário dos vereadores, vou relembrar como foram os bastidores. Foi em uma sessão em que os servidores estavam pedindo o pagamento do reajuste ao Executivo. Por conta disso, a Câmara estava lotada. Eu tive que acompanhar as discussões em pé, mas perto da tribuna. Então, enquanto funcionários pediam seu reajuste salarial, um ofício passava de mão em mão. No documento, havia o pedido para receber o 13º salário. Pires não assinou essa solicitação. A sessão acabou e nenhum deles e nem a assessora jurídica comentaram sobre o tema. Seria uma espécie de segredo do Legislativo. A semana passou sem que ninguém soubesse do que havia acontecido. No domingo, quando recebi essa informação, fiquei apavorada como isso foi feito: escondido, sem o debate. Quando o Diário revelou, uma semana depois da sessão de segunda, a polêmica se instaurou em Ivoti. A maioria não concordou com o pedido. A maioria também não gostou da forma como foi feita essa solicitação. A lição que fica disso tudo é que o povo não é bobo. Uma hora, todos os segredos são revelados.

VANDALISMO

Chega a ser triste ver que, mais uma vez, os banheiros da praça foram vandalizados. O custo para pagar a pintura e o conserto sai do bolso do consumidor. Aqui, é preciso mudar a política pública sobre o tema. Pensar em uma forma de identificar e punir os vândalos. O secretário Beto contou que serão gastos mais de R$ 7 mil com o conserto.

SAINDO O PAPEL

Quase um ano depois, finalmente começou a obra de restauro da casa de janela amarela. O prefeito Martin explicou que demorou porque a Prefeitura não tinha conseguido uma empresa para fazer a melhoria. Durante a visita do engenheiro e dos projetistas, foi lembrado que na gestão do ex-prefeito Arnaldo, o espaço se deteriorou ainda mais. Para quem não lembra, Eles comentaram que o espaço virou um depósito de cadeiras e madeiras, o que prejudicou a estrutura. A casa de estilo enxaimel precisou ser interditada com risco de queda. Para revitalizar e colocar os móveis, a Prefeitura vai investir R$ 120 mil de recursos próprios.

PRESERVAR É PRECISO

Preservar um espaço como o Núcleo é uma obrigação de uma administração. A história está lá e precisamos cuidar dela. Não adianta querer um presente e um futuro melhor sem lembrarmos de onde viemos e toda a nossa história. Sobre a Casa Holler, o prefeito disse que o projeto está sendo feito. É uma outra estrutura que precisa de atenção e está recebendo.

MEIO AMBIENTE

Fiquei um pouco assustada com os comentários que vi na página do Diário sobre alunos que foram até a praça para falar sobre o clima. Eles levaram cartazes de protesto e pediram mais conscientização para cuidar do planeta. Os termos usados pelos internautas que não gostaram da iniciativa dos alunos de Ivoti eram bastante ofensivos, nada agradáveis de se ler. Ora, se você não quer protestar, não proteste. Mas não xingue quem quer. As pessoas acham que falar de Meio Ambiente é ‘mimimi’ ou é ‘coisa de petista’. Não. É coisa de quem quer se preocupar com o mundo em que vivemos. Hoje em dia, tudo é motivo de xingamento.. Os estudantes estavam exercendo o seu direito como cidadão. Se você não gosta, é só não ir. Precisamos entender que o nosso limite vai até onde começa o do outro. Precisamos de mais empatia, menos críticas e mais entendimento.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.