Conecte-se conosco

Colunistas

Sessão da Câmara no CTG rende uma noite de homenagens

18/10/2019 - 11h00min

Atualizada em 18/10/2019 - 14h58min

Foi uma sessão de vereadores especial, já que foi realizada fora do espaço normal da Câmara. O presidente do Legislativo, Paulo Hanauer, entregou uma placa para o patrão do CTG Estância do Hortêncio, Alfredo Knob, pelos 30 anos de existência, apenas um ano a menos da emancipação do próprio município. Estavam presentes membros do CTG e ex-patrões.

FARRAPOS

O vereador Cirio Krummenauer lembrou que fez uma pesquisa sobre um incidente, relacionando Hortêncio à Revolução Farroupilha. Ele contou que existia na época um soldado intitulado “Capitão Lucas” e que este cobrava um pedágio na ponte do Rio Cadeia. Os farrapos foram acusados de matar o gado dos cidadãos hortencienses. Um homem chamado Ludwig, dono de um bar, seria o autor da conversa. Este foi morto pelos farrapos e teve seu corpo enterrado na barranca do rio, segundo os registros históricos.

HISTÓRIA

A história da entidade tradicionalista teve o seu início na década de 1980, segundo relatou Ademar Schefler, através dos esforços de um grupo de amigos que participava de rodeios e cavalgadas na região. Em 1982 participaram pela primeira vez do Rodeio de Vacaria. Os patrões foram Ângelo Velter (Cuda), Ernesto Petry, Leonardo Arnhold, Ademir Spindler e o atual, Alfredo Knob. O município emancipou-se em 1988 e no ano seguinte foi fundado o CTG. Em 1991 começou a construção do galpão, onde está situada a sede da entidade. Hoje tem 60 jovens envolvidos no grupo de danças, que já recebeu diversas premiações.

ELOGIOS

Todos os vereadores enalteceram à importância do CTG para o município, valorizando o esforço de seus integrantes para manter as tradições gaúchas. Darci Cruss citou que foi de sua autoria a ideia que oportunizou a reunião do Legislativo fora do recinto da Câmara. Alfredo Knob agradeceu as homenagens recebidas, e disse que não foi com facilidades que o CTG chegou onde está.

GASTOS

Cacete comentou que Hortêncio tem uma folha “enxuta”, ao parabenizar o município pela compra da nova máquina PC. Segundo o vereador, a escavadeira faz o serviço de cinco retroescavadeiras, que vai economizar o serviço de cinco funcionários. “A gente já viu municípios envolvidos em processos por não controlar isso (folha)”, disse o vereador. Darci Cruss seguiu o mesmo discurso, lembrando que a Câmara de Hortêncio não gasta com diárias. Olavo Spaniol disse que a Casa gasta apenas 1% do orçamento.

DE QUEM É O “FILHO”?

Jaime dos Reis, presidente da Associação de Moradores Arroio Bonito, nos contatou para informar que ele é o legítimo fundador do Republicanos, o antigo PRB, no município. Ele desmente qualquer versão contrária vinda de ex-correligionários. Registrado!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.