Conecte-se conosco

Colunistas

No início da gestão do Nack muito se falou sobre quem ia trabalhar com ele

30/10/2019 - 11h00min

Atualizada em 30/10/2019 - 14h06min

Antes mesmo disso, se duvidou da capacidade dele de administrar o município. Não deixa de ser um pouco de preconceito pelo fato dele ter sido frentista de posto de gasolina. Olhando por outro ângulo, é um grande mérito seu se eleger prefeito tendo sido frentista de posto de gasolina. Se o cara não é bom não se elege. Fosse fácil, quantos que sonham em ser prefeito chegariam lá? Para chegar lá o cara tem que ter muito mérito e, convenhamos, ser bom, além de trabalhar muito. Ninguém se elege prefeito se não é bom. Portanto, precisamos todos tirar o chapéu para o prefeito Nack. Muito mais ainda depois de 3 anos de gestão, período em que mostrou que sabe administrar. Ou alguém duvida disso?

OBRAS

Presidente Lucena não tem assim grandes obras para mostrar. Mas e qual município tem? No tempo de Nilo Hansen foram feitas muitas obras e havia a mesma receita de hoje. Só que a despesa era bem menor. Hoje as Prefeituras arrancam gastando 50% da receita com saúde e educação. Naquela época existiam a metade dos funcionários públicos que são necessários hoje nas Prefeituras. As obrigações dos municípios na década de 90 eram bem menores. Aí começaram a transferir deveres para as Prefeituras sem a transferência de receitas. E o dinheiro para grandes obras foi escasseando. Dá para arrolar aqui umas 20 obrigações que os municípios assumiram de 25 anos para cá sem que a receita aumentasse na mesma proporção. Hoje é um inferno administrar um município. Quando a Justiça não manda pagar remédio para um paciente é um outro pepino que surge. Não que os remédios nãos sejam necessários, mas quem tinha que pagá-los é o governo federal. Mesmo assim, Nack tem feito o que pode. Sou contra quebra-molas, mas o que fazer se o povo pede. Pontes também tem sido feitas. Calçamento de ruas, apoio ao produtor rural e tanta coisa.

PALAVRA

O mais importante na gestão de Nack é verificar que ele tem palavra. Todo mundo achava que Nack não ia ficar com Paulo Buchmann inclusive eu e todos quebramos a cara. Paulo está em Presidente Lucena até hoje. E todo mundo gosta dele. Quando Paulo tirou férias alguns oposicionistas garantiram que ele tinha sido demitido. Nack deu risada e disse que não era louco. Todo mundo achava que ele ia empregar toda a turma que ficou desempregada em Ivoti como sempre aconteceu. Antes de assumir, Nack disse que não ia botar ninguém desses que trabalhavam em Ivoti. E realmente não botou ninguém, nem mesmo o ex-prefeito que todo mundo achava que ia arrumar um osso com Nack. Ele ficou firme, cumpriu a palavra e não foi dessa vez que o ex-prefeito arrumou um emprego em Presidente Lucena. E nem na próxima administração se Nack se reeleger.

PRESSÃO

Todo mundo sabe que os prefeitos recebem muita pressão para arrumar emprego para os amigos. E o fato de Nack ter resistido e cumprido a palavra é uma grande virtude que tem. É sinal de que ele é confiável. Promete e cumpre. Em Presidente Lucena a política divide a população. Ele diz abertamente que é candidato, enquanto muitos outros ficam se fazendo, arrumando desculpas, enquanto todo mundo sabe que são. Sinceridade também é uma virtude de Nack. Pode não ganhar a próxima eleição, é do jogo. No entanto, faz por merecer mais um mandato. É claro que ele tem defeitos. Mas a gestão que vem fazendo até agora superou as expectativas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.