Coluna Dois Irmãos
Dois Irmãos no Jornal Nacional e comentários sobre o Postão de Dois Irmãos
Estão me perguntando se, com a matéria sobre a Henrich no Jornal Nacional da última segunda, sobre emprego abundante, teremos uma invasão de nordestinos aqui em Dois Irmãos? Será que é para tanto? Talvez sim, mas não creio que venha gente de tão longe. Talvez aqui de mais perto. Ou não?
POSTÃO
Independente desta polêmica sobre a demolição do prédio nos fundos do hospital (até o ex-prefeito Renato Dexheimer se manifestou nas redes sociais, de certa forma, dando um puxão de orelha na Prefeitura), gostaria de comentar o seguinte. Faz alguns meses que, ao conversar com uma profissional de Saúde lá do Postão sobre o estado de saúde de um acidentado (para uma matéria que estava sendo feita para o jornal na época) eis que perguntamos sobre o novo Postão (o novo prédio da Emergência, que está em construção). A expressão da servidora foi de alívio. Deu para perceber que ninguém aguenta mais trabalhar lá no (espaço físico do) Postão. Se é ruim para o morador que vai lá, imagina para quem trabalha 12h ou 24h lá. Então, independente da polêmica, passou do tempo de Dois Irmãos ter um local a altura do nosso povo, a altura da nossa cidade.
COLUNA DOS PARABÉNS
– Parabéns à Associação dos Recicladores, bem como a Dois Irmãos como um todo, pelos 25 anos da coleta seletiva de lixo. Muito bom saber que aqui é diferente, enquanto a gente vê milhares de cidades brasileiras que sequer tem coleta decente.
– Por falar nisso, a Prefeitura lançou um vídeo onde explica o funcionamento. Parabéns! O Diário também lançou uma reportagem em vídeo, com discursos da prefeita, presidente dos recicladores e também contando um pouco mais sobre o trabalho.
– Olha alguns números curiosos sobre a coleta seletiva, que iniciou em 29 de outubro de 1994. Portanto, são 25 anos, sendo 200 mil reais por mês o investimento da Prefeitura, totalizando 3,4 milhões de reais por ano para manter a coleta.
– Um último parabéns deste dia, para a nossa Biblioteca Paulo Arandt, que celebrou 47 anos. Felicitações a toda equipe da nossa “biblioteca pública”, a qual, aliás, é uma amostra de que Dois Irmãos lê muito, afinal, temos tanto livro que dá para traçar uma média de “livro por habitante”. Se tivesse pouco, nem daria para fazer o cálculo. Enfim, somando-se às bibliotecas de escolas, os números são de Primeiro Mundo.
– Dia 8 tem o 1° Torneio de Futsal entre APAEs. Dia 23, tem a Festa Flash Back com música dos anos 70 a 2000 no Rübenich. E hoje começa a Feira do Livro na Praça do Imigrante.
– A partir de agora, a Corsan será obrigada a escrever nas contas de cobrança a seguinte frase: “Beber água é saúde”. A sugestão foi do Filipin (PT), aprovada por todos os vereadores. Se assemelha à Lei criada pelo então vereador Décio (MDB), que vigora até hoje, onde nos papéis oficiais é obrigado a imprimir a frase: “doe sangue, doe órgãos, salve uma vida”. Parabéns!
– A mensagem positiva do dia: “Quem não deixa de caminhar, mesmo que tarde, afinal chega”, de Teresa de Ávila, a Santa Teresa de Jesus, uma freira espanhola do ano de 1.500.