Conecte-se conosco

Variedades

Açaí, refeição completa para dias mais quentes

22/11/2019 - 15h46min

Um alimento altamente calórico e nutritivo, natural e que pode perfeitamente substituir uma refeição, especialmente nos dias mais quentes. Este é o açaí, fruta nativa das áreas tropicais e que está em alta todas as partes do Brasil, inclusive na nossa região.

“O açaí é um produto que está na moda. É um alimento bastante associado às pessoas que frequentam academias, que o usam para repor as energias de forma natural. Mas também está sendo buscado pelos demais consumidores. Uma tigela com açaí e os acompanhamentos pode substituir perfeitamente uma das refeições do dia, até mesmo o almoço”, comenta Vilmar Coutinho de Castro, da Sorvelândia de Nova Petrópolis, que tem a polpa de açaí entre seus produtos.

Devido à alta demanda por parte de quem pratica atividade física, muitas academias da região já estão disponibilizando polpa de açaí em suas cantinas. Na Sorvelândia, mesmo com o sorvete sendo o carro-chefe, os pratos com açaí também têm procura. “Ultimamente há muitos estabelecimentos trabalhando exclusivamente com pratos de açaí, principalmente nas cidades de praia”, acrescenta Coutinho. Por outro lado, é importante frisar que o açaí é um alimento que pode ser consumido até mesmo no inverno.

Dando sabores ao açaí

Uma característica importante do açaí é que a polpa da fruta não tem sabor. Por isso, em todos os pratos elaborados com ela é necessária a presença de complementos. Na Sorvelândia, a tigela de açaí pesa 260 gramas, sendo 220 gramas de polpa da fruta. Para os outros 40 gramas há duas opções: a primeira é com banana, sucrilhos, leite condensado e leite ninho. Na segunda alternativa a polpa é acompanhada de banana, morango, granola e leite ninho.

Outra forma bastante popular de consumir a polpa de açaí é em forma de sucos e shakes. Assim como nas tigelas, as bebidas precisam de acompanhamentos. Entre as alternativas, a mistura com guaraná, morango e banana.

A região que vive do açaí

Fruto de uma palmeira, praticamente todo o açaí consumido no Brasil é proveniente da região amazônica. A polpa de açaí servida na Sorvelândia por exemplo, é produzida no sul do Pará. Trata-se de uma região que tem no açaí um importante item econômico, visto o comércio para todas as partes do Brasil e também para fora do país.

Mas nestes lugares o açaí não representa um mero produto de comercialização. Lá, a alimentação tem nesta fruta um importante componente. “É muito comum o açaí ser consumido inclusive acompanhado de farinha”, observa Vilmar Coutinho de Castro.

Com 53 calorias em cada porção de 60 gramas (cinco colheres), o açaí possui o mesmo tipo de gordura vegetal do babaçu, presente no óleo de coco.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.