Destaques
Hortêncio: agricultor picado por cobra ganha alta
São José do Hortêncio – Já está em casa o agricultor João Heck, 58 anos, que estava hospitalizado desde sábado (24) após ser mordido por uma cobra. O agricultor, que é morador da localidade de Arroio Bonito, estava internado na emergência do Hospital Geral de Novo Hamburgo e ganhou alta ontem à noite.
João estava trabalhando em sua propriedade na manhã do último sábado, na companhia do seu filho, quando por volta das 7 horas uma serpente o atacou, picando a parte posterior da coxa direita.
O agricultor acredita que o animal tratava-se de uma jararaca, espécie comum na região, a qual possui um veneno que pode provocar lesões no local da mordida, tais como hemorragia e necrose que podem levar, em casos mais graves, a amputações dos membros afetados.
Seu filho, que estava há poucos metros de distância, o socorreu e encaminhou o pai para o Hospital Sagrada Família de São Sebastião do Caí, de onde teve que ser encaminhado para Novo Hamburgo, pela falta de soro antiofídico.
“Vai levar cerca de três meses para se recuperar”
Sua esposa, Liane Heck, comenta que o marido foi surpreendido pelo animal e no momento do incidente, usava botas e uma calça jeans. “Há muitos anos não víamos cobras em nossa propriedade. Em roça de eucalipto é muito difícil elas aparecerem”, disse.
João e sua família trabalham na agricultora, levando produtos para a Ceasa em Porto Alegre. Sem o marido, Liane garante que o serviço não irá parar: “Eu e nossos dois filhos vamos seguir tocando o negócio”.
Ela revela que dentro de cinco dias, João terá que frequentar o Posto de Saúde diariamente, pois precisará realizar a troca de curativos duas vezes por dia. Sobre a recuperação do marido, Liane revela: “o médico orientou que ele precisa ficar em total repouso com a perna para cima. Pode se locomover devagar e por poucos metros. Não nos passaram em quanto tempo ele estará plenamente recuperado, mas eu acredito que seguirá de repouso por no mínimo dois meses. A mordida foi muito feia”.