Destaques
Calor extremo prejudica plantações dos agricultores em Santa Maria do Herval
Santa Maria do Herval / Dois Irmãos – O calor por si só está escaldante, requerendo muita água fresca para se refrescar e também, hidratar. Além disso, todo cuidado é pouco com o sol, devido a radiação ultravioleta. Por isso, o uso de protetor solar é fundamental. Durante vários dias seguidos, a região registrou temperaturas de até 43ºC, como foi na tarde desse sábado, em Dois Irmãos.
Mas o problema com as altas temperaturas está trazendo dor de cabeça para os produtores rurais, pois a falta de chuva está prejudicando lavouras e, com a previsão de chuva somente para o final da próxima semana, a preocupação aumenta ainda mais.
Em Santa Maria do Herval, plantações de milho estão sendo fortemente castigadas, secando com o calor, e, com isso, produtores temem uma baixa produtividade que pode acarretar em prejuízos na produção.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a onda de calor que afeta o Rio Grande do Sul é muito forte e tem o potencial de ser uma das mais intensas desta década e, talvez, com registros de grande importância histórica. Há indicativos de que se formou sobre o Rio Grande do Sul o que se convencionou chamar na Meteorologia dos Estados Unidos de um “heat dome”, verdadeira “bolha” gigante de ar, extremamente quente associada a persistente área de alta pressão. É uma verdadeira panela de pressão com ar quente aprisionado nela e se intensificando enquanto o ar mais frio que poderia trazer alívio fica bloqueado mais ao Sul da América do Sul.