Coluna Dois Irmãos
Aos poucos, as associações culturais substituem as Prefeituras nas organizações de festas
Estivemos ontem na querida Boa Vista do Herval, e, olha, lá tem mais tráfego de helicóptero do que em Dois Irmãos. Em um mês vai ter mais helicóptero do que temos em um ano por aqui.
MAIOR EMPRESA
É tanto zum-zum-zum nas redes sociais, que ontem fomos visitar a maior empresa hervalense. Ainda é muito cedo para falarmos, mas acho que posso antecipar algo: felizmente, um profissional do Teewald, um menino que a gente viu crescer fazendo bonito nos campos de futebol, de boa família, deverá tocar o negócio aqui, e daqui pra frente. Que bom que as coisas estejam andando bem, que o pessoal daqui vai continuar sendo valorizado, e, que, em breve, a gente possa dar esta ótima notícia de forma oficial.
FESTA QUE NÃO ACABA MAIS
– Este fim de semana será de Arte na Praça em Morro Reuter e de Kaffeeschneis’Fest em Picada Café.
– E nos dois finais de semana seguintes, é a vez da Festa da Batata em Herval. Dia 11 tem a abertura oficial, que, de longe, é a festa que reúne o maior número de prefeitos da região. Não sei de onde vem esta tradição – provavelmente começou na época do Ademir Schneider, que convidava um a um – mas é um desfile de políticos todo santo ano.
– No ano passado, por exemplo, a prefeita Mara recebeu mais de 10 prefeitos da região, uns cinco ou seis vices, vereadores e deputados, fruto de sua articulação e de visitas devolvidas, já que ela também prestigia as festas vizinhas.
– Aliás, como estamos em ano de eleição para deputado, certamente teremos uma dezena deles por lá. Ou até mais!
– Por falar nisso, os belos convites personalizados são assinados pela Mara Susana Schaumloeffel Stoffel (prefeita) e Maria Miguelina Kaefer (presidente da Associação Cultural Teewald).
-Em Herval, como na maioria dos municípios, a Prefeitura organiza sua festa com apoio da associação. Assim é no Morro, com a Associação Cultural, em Dois Irmãos com a Cantares e por aí vai…
– E que bom que seja assim, embora alguns vereadores olhem torto. O ideal, aliás, seria se as associações (específicas) assumissem todos os eventos e deixassem a Prefeitura totalmente de fora, não só para economizar, mas para que o serviço público não fosse interrompido durante as festas, principalmente nas Obras.
– Gramado, aliás, deu um passo a mais e criou uma empresa pública para organizar seus eventos, mas deixa pra lá, não adianta ficarmos falando disso, pois é igual a Rua Coberta, só acontecerá Dia de São Nunca!
PICANTES
– Por falar em festa, parabéns aos que trabalharam na Festa do Trabalhador de terça; aos voluntários, ao pessoal da Prefeitura e a Associação de Funcionários da Herval, que tem sido uma grande parceira…
– Aliás, São Pedro não foi muito parceiro com o evento no feriado. Se bem que, pelo que escutamos na rua, nem foi só São Pedro que atrapalhou a festa, mas deixa pra lá…
– Sábado tem o 43º Baile da Lingüiça, com banda Imigrante, no Jacob Feiten, no Rübenich.
– Domingo tem festa no Vale Direito, sábado tem meio-frango do União, que na sexta tem bingo do Amigos da Figueira.
– Falando nisso, domingo tem almoço de Re-Kerb duplo em Walachai. Tem no Rocha e tem no centro comunitário São Nicolau. É um defronte do outro, que beleza!
– A mensagem positiva do dia: “Quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho”, de Thomas Jefferson, o 3º presidente dos EUA.