Destaques
Ivoti: mercado reage após fala de Bolsonaro sobre não taxar a energia solar
Ivoti – No início da semana, o presidente da República Jair Bolsonaro afirmou que o Congresso Federal deverá “sepultar” qualquer tipo de tentativa de taxar a energia solar. A declaração agitou o mercado da área, e empresas do município já projetam o crescimento das vendas de painéis solares.
De acordo com o proprietário da Lumix Energia Solar, Erick Rocha, os clientes estavam com receio de investir no tipo alternativo de energia com a possibilidade de taxação, mas que agora deve reaquecer as vendas. “Apenas esta semana, pouco depois da fala do presidente, já tivemos clientes que nos procuraram para fechar negócios que estavam emperrados. A maioria já estava em fase de conclusão, mas estavam resistindo com medo da taxa. Essa declaração deu mais segurança para o mercado”, afirmou Rocha.
Conforme o empresário, além de movimentar a área, a declaração também deve aumentar a geração de empregos. “Com a retomada dos negócios, mais empregos, tantos diretos como indiretos, devem ser gerados. Atualmente, o mercado de energia elétrica emprega cerca de 200 mil pessoas no Brasil”, destacou Erick.
Além disso, a representante comercial da empresa, Giovana Parizotto, acredita que a decisão do governo também influenciará futuros clientes. “A declaração vai sim melhorar o mercado. Não apenas por não haver taxas, mas por sempre ser uma boa escolha este tipo de energia”, destacou Giovana.
Aposta na Energia Solar
De acordo com o dono da Lumix, a maior usina fotovoltaica da Encosta da Serra, que produz energia pelos painéis solares, está localizada nos telhados do Supermercado Ivoti, no bairro Concórdia, e em Lindolfo Collor. Ao todo, cerca de 1360 folhas produzem energia a partir do sol. “A tendência é que a energia fique cada vez mais cara no Brasil. Lá na Alemanha eles tem sol de seis em seis meses e mesmo assim veem vantagem em investir na energia solar. Eu também vi como vantajoso colocar os painéis no supermercado”, destacou Pedro Schneider, proprietário do Supermercado Ivoti.
Taxa “sepultada”
O presidente da República Jair Bolsonaro afirmou em vídeos divulgados nas redes sociais que a taxação da energia solar é um assunto que será “sepultado”. A ideia inicial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) seria de taxar cerca de 60% da energia injetada, ou seja, aquela que as placas solares produzem e repassam para a rede de distribuição (na região, a RGE), ganhando “créditos” na conta da luz.