Conecte-se conosco

Destaques

Coronavírus: Ministério da Saúde informa três suspeitas da doença no Brasil, incluindo São Leopoldo

28/01/2020 - 20h05min

Atualizada em 29/01/2020 - 10h14min

São Leopoldo – Após a Prefeitura emitir um esclarecimento sobre o caso suspeito de Coronavírus no município, o Ministério da Saúde divulgou um comunicado atualizando a situação do país. Além de São Leopoldo, outros dois casos estão sobre monitoramento em Curitiba e Belo Horizonte.

No comunicado, o Ministério informa a suspeita em Porto Alegre, mas se trata do caso de São Leopoldo. A notificação à pasta federal é que foi feita pela Secretaria de Saúde da capital gaúcha. O Governo também orientou que brasileiros viagem para a China apenas em casos de extrema necessidade, em virtude do aumento do nível de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alto em relação ao risco global do novo coronavírus.

Em vídeo divulgado, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o Brasil tem um sistema de vigilância reconhecidamente robusto, que já passou por esse tipo de situação de risco em outros momentos, como no caso da H1N1, e que o Sistema de Saúde respondeu muito bem. “Agora nós estamos preparados para monitorar todo esse quadro e vamos sempre aguardar o que a ciência coloca. Não adianta a gente querer antecipar. A realidade da China é uma. Como esse quadro vai se comportar em outros países, ainda não está claro”.

O paciente de São Leopoldo é um homem de 40 anos, natural do município, que reside em Kunming, cidade há mais de 1500 km de Wuhan, onde surgiram os primeiros casos do vírus na China. Ele relatou ter chegado de viagem da China há 4 dias.

O homem foi atendido na Upa Scharlau, na manhã da terça-feira (28), apresentando quadro de febre. A equipe médica procedeu o atendimento conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde, isolando o paciente e realizando exames prévios. Durante a tarde, o material do exame foi encaminhado ao Laboratório Central do Estado (Lacen) que é responsável pela análise da coleta. O paciente segue internado e em isolamento para observação.

Confira o comunicado do Governo:

O Ministério da Saúde informa que foi notificado, até às 17h desta terça-feira (28), de outros dois casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Assim, no total, três casos suspeitos da doença são monitorados pelas autoridades de saúde brasileiras. Eles estão localizados em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), além de Belo Horizonte (MG), noticiado na manhã desta terça-feira (28). Os pacientes se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local nos últimos 14 dias.

A OMS aumentou o nível de alerta para alto em relação ao risco global do novo coronavírus, por isso, o Ministério da Saúde orienta que viagens para a China devem ser realizadas em casos de extrema necessidade. Com quase três mil casos confirmados, segundo o boletim da OMS de 27 de janeiro, todo o território chinês passa a ser considerado área de transmissão ativa da doença.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.