Conecte-se conosco

Destaques

Laura, a Jovem Embaixadora da região, volta para casa nessa sexta-feira

30/01/2020 - 17h01min

Atualizada em 30/01/2020 - 17h04min

Santa Maria do Herval / Estados Unidos – Na quarta-feira, a Jovem Embaixadora Laura Mallmann Kieling, de 18 anos, que representou Santa Maria do Herval, o Estado e o Brasil nos Estados Unidos, embarcou de volta para casa. O voo seguiu até Brasília, onde Laura vai ficar por mais dois dias e, em seguida, deve retornar para casa, em Herval, nessa sexta-feira à noite, dia 31.

Laura é uma das duas estudantes do Rio Grande do Sul e 50 do país, que foram selecionados para o Programa Jovens Embaixadores 2020. No total, havia sete mil inscritos. A outra gaúcha é Vitória de Andrade Romagna, de Sapucaia do Sul, também com 18 anos. “Senti saudade, mas era tanta coisa e um programa com um cronograma tão eficiente, que quase não deu tempo”, disse.

Voluntários

Ela e os demais Jovens Embaixadores estiveram nos Estados Unidos entre os dias 10 a 29 de janeiro, além de quatro dias em Brasília antes de viajar para o exterior. Durante essas três semanas, passaram pela capital dos EUA, Washington, D.C., viajaram para quatro cidades, onde foram hospedados por família voluntárias.

“Aprendi muitas coisas durante minha estadia em Reno/ Nevada, vivendo com uma família americana. Eu e meu grupo fomos voluntários em casas de acolhida para moradores de rua, pois sim, nos EUA isso também acontece”, comentou Laura, destacando ainda que participaram de marchas como a Marcha das Mulheres e a Marcha de Martin Luther King Jr., “além de visitar muitos pontos turísticos que se fizeram importantes ao longo da história”.

“ Eu e meu grupo fomos voluntários

em casas de acolhida para moradores de rua”

Os Jovens Embaixadores também participaram de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo dos EUA e frequentaram escolas da região, fazendo apresentações sobre o Brasil.

Sem Fronteiras

Nos EUA, Laura desenvolveu um projeto com uma amiga de Rondônia, chamado de “Beyond Borders”, que significa Sem Fronteiras.

A hervalense conta que o objetivo do projeto será conectar 25 crianças hospitalizadas com câncer no estado do RS com 25 crianças de escolas públicas no estado de RO. “As crianças submetidas a tratamentos oncológicos perdem muitos dos doces momentos da infância, estando sempre no ambiente hospitalar, sem ter acesso a experiências culturais ou até mesmo novas amizades. E ao mesmo tempo as crianças do norte não tem muito contato com essa realidade, o que poderia gerar uma aversão a essa doença, algo que, com nosso projeto, também queremos impedir”, destaca, afirmando que “será uma troca de experiências boas para ambos os lados”.

O Programa

O programa foi em busca de jovens líderes, que tenham iniciativa e que representem um diferencial no meio em que vivem. Laura desenvolve um projeto de Percepção de Sintomas Depressivos em Estudantes de Ensino Médio, através do qual foi constatado que 28,9% dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer – escola na qual estudou e se formou no ano passado em Herval-, apresentavam sintomas de Depressão Maior.

A jovem também é bolsista e Iniciação Científica Júnior pela UFRGS e quer cursar medicina. Em entrevista ao Diário antes de viajar, destacou que vai continuar com o Projeto que iniciou no ensino médio, aliando o conhecimento adquirido nos EUA para aprimorá-lo e, assim, torná-lo cada vez mais eficiente.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.