Coluna Dois Irmãos
Só tem fila de consultas na madrugada pelo “capricho” de escolher médico em Dois Irmãos. É mesmo?
As filas para marcação de consultas ainda estão dando o que falar. A mudança feita, colocando consultas para serem agendadas todos os dias é boa. Entretanto, ouvimos por aí que certo político disse que só tinha fila porque alguns “madrugavam ‘pelo capricho’ de escolher o médico”. Qual o crime comete a pessoa que quer escolher seu médico? Cada pessoa tem o direito de escolher o médico que quiser, inclusive na rede particular, se tiver 300 reais para pagar.
NÃO QUER CALAR
Queremos ver este cidadão dizer isso daqui a seis meses, se estiver na rua, em campanha. Afinal, é um desrespeito com todos, principalmente para quem tem 70 ou 80 anos. Será que ele iria querer ver sua mãe na chuva do inverno para pegar uma ficha justamente para consultar porque a gripe não dá trégua?
PICANTES
Enfim, como as pessoas são livres para escolher seu médico, políticos também são livres para falar o que quiserem. Aliás, queremos sugerir a este cidadão e a outros, algumas coisas para se ocuparem e ajudar a Prefeitura. Sabe como é, opinião (sem sugestão) é a mercadoria mais barata que tem, tanto que todo mundo dá de graça, mesmo quando ninguém pede!
– Primeiro: porque não acorda de madrugada e vai na fila ver quantos eram de Dois Irmãos? Será que mais de 10% vem de fora tirar vaga do pessoal daqui?
– Segundo: porque não ajuda a criar uma forma das pessoas não faltarem às consultas? Ou, então, ajudar a resolver o problema de médicos que faltam, que se atrasam ou que fazem consultas-relâmpagos?
– Terceiro: porque não ajuda a lembrar que os postinhos dos bairros marcam consulta sem fila, onde não é preciso madrugar. Como se vê, tem coisas positivas a falar em vez de dar opinião vazia, como se a culpa é de quem procura atendimento.
UNIMED
– Cabe a todos ajudar na solução, inclusive a este político aí ou aquele da oposição que vem surfando no assunto. Há vários meses, inclusive, sugerimos aqui que algumas consultas da Unimed são lembradas por torpedo ou Whats.
– Agora, alguns médicos não só lembram (com uma mensagem no dia anterior) como pedem a confirmação. E mais: tem consultório que atende Unimed que não faz nada disso, mas no momento da marcação ele já manda a tarifa da co-participação. Se você vai ou não vai consultar, o problema é seu, pois vai pagar pela consulta e ainda vai ter que entrar na fila para conseguir um novo agendamento. E vai pagar de novo!
– Seria algo óbvio a se adotar? Traria custo? Um estagiário? Ou, quem sabe, pedir para quem é beneficiado com convênios financeiros da Prefeitura ajudar nesta tarefa, como retribuição.
– Enfim, o espaço está aberto a todos. E, mudando de assunto (e, não), a mensagem positiva da Madre Teresa de Calcutá: “O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor”.