Destaques
Falta de vacina nos postos preocupa pais em Dois Irmãos
Dois Irmãos – Um pai procurou o posto de saúde do Centro, na manhã desta quarta-feira, 11, e se deparou com a notícia de que a vacina de reforço da pentavalente, na qual sua filha de 4 anos precisava ser imunizada, está em falta. “Ela é uma vacina importante que está inclusa no Calendário de Vacinação. Quando cheguei no posto, fiquei sabendo que tinha e não há previsão para recebimento”, conta o pai Leandro da Silva Ries. Como não havia previsão de quando a filha seria imunizada no posto, ele procurou atendimento particular. A vacina custou R$ 290,00. “Acabei indo no atendimento particular para não arriscar, mas a vacina é de direito de todos e deveria ter nos postos. Ela é enviada pelo Governo do Estado, mas está havendo cobranças por parte do município sobre a falta?”, questionou ele.
HÁ FILA DE ESPERA PARA IMUNIZAÇÕES
A responsável pela vacinação no município, Melissa Pereira Bolson, confirmou a falta de vacina pentavalente. “Realmente, estamos enfrentando este problema há cerca de 2 ou 3 meses. E, infelizmente, por parte do Estado não há retorno sobre a normalização”, disse ela, explicando que devido a chegada de poucas doses, é feita uma lista de espera. “E estamos dando preferência para os bebês, nas primeiras imunizações. Nas crianças maiores, é reforço e, devido ao baixo número de vacinas, fazemos o chamamento conforme possível”. Em média, Dois Irmãos necessita de 150 a 200 por mês. Porém, as vezes, chegam 20 ou 40 doses apenas. “Outros municípios estão passando pelo mesmo problema. Inclusive, pais de outras cidades nos ligam e pedem se é possível vacinar aqui. Não tem como, a preferência são para as crianças de Dois Irmãos”.
Há cerca de 100 crianças na fila de espera. A vacina pentavalente é uma composição combinada que previne cinco doenças: tétano, hepatite B, coqueluche, difteria e meningite