Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: água potável, política local e excesso de velocidade das motos na BR-116

31/03/2020 - 11h26min

Água potável, política local e excesso de velocidade das motos na BR-116
Francis Jonas Limberger

AQUÁTICAS
– A Prefeitura publicou um novo edital para a obra da rede de água no Canto Maahs, em São José do Caí. As propostas serão recebidas no 22 de abril. Lembrando que a primeira licitação, neste mês de março, deu deserta. Tomara que em abril apareça pelo menos uma empresa interessada na obra. A papulação beneficiada pelo projeto deve estar com grande expectativa para finalmente ter acesso a este serviço tão básico, que é a água encanada.
– E, adivinhem: já se fala novamente em racionamento de água na área atendida pela Corsan. Pelo menos agora os olhos das autoridades se abriram enquanto a Barragem Santa Isabel ainda está pela metade (no início do ano, esperaram ela secar para tratar do assunto).
– Daquela crise que tivemos no início do ano, até agora, a Corsan fez o mesmo de sempre: nada ou quase nada. É verdade que é pouco tempo e que tudo mudou com o coronavírus. Mas é fato que aquelas chuvas de fevereiro tiraram Nova Petrópolis da lista de prioridades da Corsan, como é de praxe.

POLÍTICO PARTIDÁRIAS
– Hoje é o último dia de Oraci de Freitas (PP) na Secretaria de Obras. E é possível que mais CCs do Executivo peçam exoneração visando os prazos para a campanha eleitoral. E eu imagino o dilema que esteja passando pela cabeça deles, visto que ninguém pode lhes garantir que, de fato, haverá eleição em outubro. Vão ter que dar um passo no escuro.
– Exonerado na Secretaria de Obras, Freitas voltará a ocupar uma cadeira na Câmara, o que levará à saída do suplente Jorge Michaelsen (PP). A propósito disso, o cargo que o suplente ocupava no governo (adjunto da Administração) segue vago até hoje.
– Comenta-se que nas próximas semanas mais um suplente do PP ganhará uma oportunidade temporária no Legislativo. É Simplício Schwantes. Nas últimas semanas, Elaine Schildt Beck também assumiu como suplente.
– O ex-vereador Paulo Heylmann (Goiabão), acaba de assinar ficha de filiação ao MDB. Ele estava sem partido desde que se desfiliou do PSDB, partido pelo qual se elegeu em 2012.

IRRESPONSÁVEIS
– Não vou me atrever a fazer qualquer julgamento sobre as circunstâncias específicas dos dois acidentes de moto que aconteceram no fim de semana na BR-116, entre Picada Café e Nova Petrópolis. Mas é impossível tirá-los de um contexto e é dele que quero tratar.
– Pela foto que vimos na capa do Diário de ontem, uma das motos acidentadas era de um modelo potente e caro. Aí eu quero me permitir uma única generalização: os donos das motos potentes costumam vir à nossa região para acelerar e cometer outras barbaridades no asfalto. Se você tem uma moto cara e gosta de andar na nossa região, mas dentro da lei de trânsito, receba as minhas desculpas e até os meus parabéns. Você é um artigo raro.
– Tanto é verdade o que eu falei acima, que, bastou serem noticiados os dois acidentes do sábado para que as redes sociais fossem inundadas de relatos deste tipo de abuso: altíssima velocidade, ultrapassagens arriscadas, manobras exibicionistas nas curvas, etc.
– Por isso, eu não tenho pena de ninguém quando a PRF faz uma blitz e guincha um caminhão cheio de motos esportivas. Uma blitz dessas deveria acontecer a cada fim de semana. Quem anda dentro da lei não tem com o que se preocupar.

LEIA OUTRAS COLUNAS:

Lelo oferece recompensa para quem ficar em casa até dia 6 de abril
Considerações sobre a economia de Nova Petrópolis antes da crise do corona

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.