Notícias
Governador apresenta ferramenta de geolocalização
Estado – Nesta terça-feira, 14, o governador Eduardo Leite apresentou o funcionamento da ferramenta de geolocalização, utilizada como meio de verificar se há aglomerações neste momento em que é sugerido o distanciamento social para se evitar a disseminação da Covid-19. Amparada pela Lei Geral de Proteção de Dados, a geolocalização é um acréscimo eficaz no que diz respeito à elaboração de políticas públicas. No caso do combate ao coronavírus, é uma ferramenta de gestão que contribuirá para a proteção à saúde e à vida.
Leite disse que, em nenhum momento, há monitoramento de informações a respeito dos usuários de celular. “A geolocalização identifica o perímetro onde o celular permanece à noite e compara, durante o dia, com a movimentação do aparelho, se permanece naquele perímetro ou muda de lugar”, explicou. Isso dá uma noção mais clara sobre a adesão ao isolamento social. “Não há registro de nada pessoal, nada específico de usuários”, acrescentou.
Os dados emitidos se tornam confiáveis para visualizar se há aglomerações e onde. Juntamente com outras informações, possibilita para o governo a implantação de políticas públicas mais eficazes no combate ao coronavírus, assim como ações de conscientização.
O Estado não prevê punição aos usuários que não estiveram isolados – sequer teria como fazer isso, uma vez que não há qualquer informação individual, como nome do dono do celular ou CPF –, e quer somente entender onde e por qual motivo há aglomerações.