Colunistas
Curtas de Hortêncio: comércio liberado para o recomeço
COMÉRCIO LIBERADO
O decreto estadual que se referia ao fechamento do comércio esgotou o prazo. Logo, boa parte do setor pode abrir suas portas no Estado e Hortêncio é um dos municípios que estão liberados para retomar a atividade. O município seguiu a nova resolução do Governo do Estado e publicou novo decreto ontem chancelando a medida. Logo, comerciantes estão livres para recomeçar a caminhada em busca da recuperação.
EM PARTE
Liberado em partes, claro. Os comerciantes devem seguir as orientações sanitárias previstas nos decretos estadual e municipal. Bares tem restrição de funcionamento, podendo trabalharem no sistema de tele entrega ou pedidos via plataformas digitais. Enfim, tudo que remeta a aglomeração está vedado, claro. Missas e cultos seguem sem poder receber um público superior a metade da capacidade dos templos.
CÂMARA
Enquanto alguns setores da sociedade optam pela retomada da rotina parcial, outros preferem se retirar de cena pela prevenção. Me refiro a Câmara de Vereadores, que após anunciar em resolução que manteria as sessões ordinárias dos dias 20 e 27, decidiu voltar atrás e suspender os encontros. Por hora, o próximo encontro dos vereadores deve ocorrer no dia 11 de maio.
IRONIA
Alguns episódios que envolvem esta situação de pandemia não deixam de ser irônicos. Da nossa área de cobertura, Ivoti, Dois Irmãos e Estância Velha estão impedidos de liberar totalmente o funcionamento do comércio, porque o Estado entende que fazem parte da região metropolitana. O engraçado, é que Lindolfo Collor, que fica ao lado destes municípios, e Nova Petrópolis, vizinha da segunda cidade com mais casos no Estado – Caxias do Sul – estão autorizadas.
IRONIA MAIOR
Na região do Caí, a qual Hortêncio pertence, há também uma situação esdrúxula: os municípios estão liberados para a retomada, com exceção de… São Sebastião do Caí! Porque, para o Estado, a cidade também faz parte da região metropolitana. Inacreditável! O prefeito Clóvis Duarte, pelo visto, percebeu essa discrepância e decidiu baixar um decreto municipal avalizando o funcionamento parcial também, baseado em um entendimento do STF, no qual Estado e municípios são soberanos para definir o funcionamento de suas atividades econômicas. Não sei se vai colar, mas ao menos demonstrou que paciência tem limite.
BOA CAUSA
O presidente da Associação de Moradores de Arroio Bonito, Jaime Reis, está puxando a frente de uma boa causa. Uma família de Hortêncio, constituída de um casal e dois filhos pequenos, retornou de Rondônia, após tentativa de uma nova vida, e infelizmente perdeu tudo na empreitada. O Jaime então, em parceria com a empresa Ponto das Telhas do Caí, organizou um mutirão para angariar donativos para os novos moradores. No momento eles receberam cesta básica, fogão, roupas e roupas de cama. Ainda falta muita coisa. Quem quiser dar uma ajuda, pode contatar o Jaime através do fone 99989-7277. Tenho certeza que a comunidade vai abraçar mais essa!