Destaques
Nova Petrópolis volta a decretar situação de emergência devido à estiagem
Nova Petrópolis – Foi decretado novamente pelo prefeito Regis Luiz Hahn Situação de Emergência em função da estiagem que assola o Estado do Rio Grande do Sul. A medida é válida por 180 dias, a contar de 24 de abril. A publicação do Decreto considerou a ausência de chuvas previstas, que causaram o comprometimento do abastecimento de água potável, e materiais e prejuízos econômicos e sociais.
“A estiagem causa prejuízos substanciais, especialmente, ao meio rural, conforme declarações do escritório local da EMATER, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, do Conselho Municipal de Política Agrícola e da Corsan local que, devido à escassez de chuva, tem dificuldades de atender os moradores do interior que buscam adquirir água do sistema”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima.
Busca por recursos
De acordo com o secretário, o Município busca a homologação da situação de emergência junto ao Estado e União. “Esta homologação credencia Nova Petrópolis e facilita aos agricultores a receber o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), que protege o crédito do produtor rural em caso de fenômenos naturais, pragas e doenças. Além disso, credencia o Município a receber recursos para atuar no enfrentamento à seca”, pontuou Lima.
O gestor da unidade local da Corsan, Sadi Zimmermann, salienta que o abastecimento na zona urbana de Nova Petrópolis está sendo realizado com caminhões-pipa, que buscam água nos poços localizados em São José do Caí e trazem até a estação de tratamento. “Estamos enfrentando significativa escassez de chuva, e os níveis da barragem que abastece o Município estão muito abaixo do normal. Precisamos economizar”, alertou Zimmermann.