Conecte-se conosco

Destaques

Municípios da região são classificados como área de ‘risco médio’ pelo governador

10/05/2020 - 12h52min

Os municípios de abrangência do Diário estão na cor laranja, que representa risco médio (Créd. Reprodução Governo Estadual)

O governador Eduardo Leite anunciou, no sábado, dia 9, novas medidas do plano final de distanciamento social controlado, baseado na segmentação regional e setorial. De acordo com Leite o objetivo é conciliar a proteção à saúde com a preservação da economia.

Máscaras

Dentre as medidas, a partir dessa segunda-feira, dia 11, passa a ser obrigatório o uso de máscaras em todo o Estado em áreas públicas ou em pontos de aglomeração. Leite reconheceu que será difícil fiscalizar, mas, pediu apoio das prefeituras e da sociedade. “A máscara é uma determinação e estamos confiando na sociedade como apoiadores desta medida, deste novo comportamento, para que assim seja possível reduzir o avanço do coronavírus”, disse.

O plano

No plano de distanciamento o Governo juntou 30 Regionais de Saúde e as dividiu em 20 regiões, que levam o nome da cidade mais populosa do local, dividindo a em quatro cores: amarelo = risco baixo; laranja = risco médio; vermelho = risco alto e preto = risco altíssimo.

O monitoramento será diário e a atualização das bandeiras ocorrerá semanalmente, sempre aos sábados. Cada região será avaliada por meio de 11 indicadores em dois grupos com pesos iguais na definição final: a propagação e a capacidade de atendimento.

Divisão de regiões

Dos municípios de abrangência do Diário, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, Presidente Lucena, Morro Reuter, Lindolfo Collor, Ivoti, Dois Irmãos e Estância Velha pertencem a região (R07), que é representada por Novo Hamburgo.

Já Nova Petrópolis, Linha Nova e Picada Café fazem parte da região (R23, R24, R25, R26), que é representada por Caxias do Sul.

Ambas estão na cor laranja, que representa risco médio.

12 grupos de atividades

Quanto as atividades econômicas que podem funcionar, respeitando as regras previstas no Decreto de Calamidade, são 12 grupos: Administração pública, Agropecuária, Alojamento e Alimentação, Comércio, Educação, Indústria da construção, Indústria de transformação e extrativista, Saúde, Serviços, Serviços de informação e comunicação, Serviços de utilidade pública e Transporte. Cada atividade é dividida em tipos e subtipos.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.