Conecte-se conosco

Destaques

Ivoti: recuperada da Covid-19, coordenadora do Mais Vida volta ao trabalho com festa e bolo

04/06/2020 - 10h31min

Ivoti – Acostumada a levar saúde às pessoas que diariamente procuram o Mais Vida, a enfermeira Priscila de Quadros Moreira, 35 anos, é agora uma vencedora. Também coordenadora do PA e do Centro de Triagem, ela conseguiu se recuperar plenamente da Covid-19, e já retornou ao trabalho na quarta-feira, 3, com muita festa e celebrações com os colegas, amigos e pacientes.

Ontem, fez 15 dias que ela sentiu os primeiros sintomas. “Não tive todos os sinais característicos da Covid, apenas dor de cabeça e nas costas, além de pico de febre de 37,8ºC. Não apresentei tosse nem falta de ar. Como faço atividades físicas, corro e sou bastante ativa, não imaginei que fosse o coronavírus”, afirma a enfermeira. Ela fez a coleta no Hospital Regina, em Novo Hamburgo.

Mesmo antes do resultado do exame, a enfermeira ivotiense se afastou da função. Após o resultado dar positivo, a família dela e os demais profissionais do PA também coletaram amostras corporais. No caso de seus familiares, o esposo dela, que é engenheiro, teve resultado igualmente positivo. Já o filho do casal, de seis anos de idade, não foi infectado.

No segundo dia de sintomas, ela conta que perdeu o paladar e o olfato, sinais que podem indicar a presença da infecção pelo coronavírus. Com seis dias, Priscila conta que sentiu fraqueza, teve diarreia e vômitos, mas não precisou de internação. Mesmo assim, conta que a Secretaria de Saúde procurou realizar todos os cuidados com ela, mesmo à distância.

“Todos os dias me ligavam, procurando saber como eu estava e me repassando as instruções de como eu devia proceder”, comenta a enfermeira. Outra grande preocupação era com o filho pequeno, que mesmo com o diagnóstico da mãe, teve de permanecer na casa com ela, pois ele poderia, eventualmente, repassar o vírus a outra pessoa, mesmo estando assintomático.

“Procuro dizer para eles [pacientes] que, se eu passei por isso, eles também vão passar”

Agradecimentos aos amigos e colegas

Permanecendo em isolamento domiciliar desde o primeiro dia, a profissional de saúde seguiu os protocolos recomendados e agora, pode agradecer a todos os que cuidaram tão bem para que ela passasse essa fase sem grandes percalços. Priscila cita nomes de pessoas e colegas que foram fundamentais no auxílio a este processo de recuperação.

“Quero agradecer aos médicos do Mais Vida que me assistiram neste período, em especial à Dra. Ana Cristina Souza, técnicos e enfermeiros também. Foram pessoas que me deram todo este suporte. Realizo coletas em pacientes da Covid-19 todos os dias e procuro dizer para eles que, se eu passei por isso, eles também vão passar”, comenta ela.

O bolo de chocolate dividido com os colegas, além de indicar que o sentido do paladar já retornou à normalidade, também foi o símbolo de uma vitória muito aguardada, para uma doença que ainda assombra, mas que pode ser vencida com força e resiliência “Deus me restabeleceu a saúde, porque eu também preciso cuidar das outras pessoas. Vai passar, tudo vai dar certo”, encerra Priscila.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.