Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Como deve ser: prefeito Lelo convocou a Corsan

08/06/2020 - 10h50min

É importante a notícia de que o prefeito Regis Hahn CONVOCOU representantes da Corsan para saber que investimentos serão feitos no município. O verbo teria que ser exatamente esse: convocar. E a Corsan não tem nada que ficar achando ruim. Pelo contrário, o município é o poder concedente do serviço público e a concessionária pode e deve ser convocada a dar explicações sempre que necessário. E o mais importante de tudo é que o prefeito reforçou que existe um prazo, estipulado pela própria Corsan. “O problema do abastecimento deve estar solucionado até o próximo verão”, declarou o prefeito ao cobrar Sadi Zimmermann e o diretor de operações André Finamor. Parabéns, prefeito.

CARTA DE REIVINDICAÇÕES?
Cobrado pelo prefeito, André Finamor deu uma resposta quase inacreditável. Ele propôs que o prefeito vá a Porto Alegre deliberar sobre a carta de reivindicações de Nova Petrópolis junto à presidência da Corsan. Carta de reivindicações? Essa resposta da Corsan insulta a população de Nova Petrópolis! A Corsan sabe melhor do que ninguém tudo o que precisa ser feito em Nova Petrópolis. E inclusive já se comprometeu publicamente com essas obras. O que precisa agora é parar com a enrolação e começar a trabalhar. É essa a resposta que querem o prefeito e toda a população: quando as obras começarão? E sim, o prazo é o próximo verão.

SÓ NA ENROLAÇÃO
Em fevereiro, quando a estiagem apertou, o gerente Sadi Zimmermann esteve na Câmara de Vereadores e anunciou o investimento na casa dos R$ 20 milhões. As obras iniciariam em três meses. Chegou maio, um novo aperto da estiagem, e nada de obras. Sadi voltou à Câmara e, diante dos representantes do povo, afirmou que tudo estaria pronto no verão. Isso foi em 11 de maio, o que no feriado desta semana completa um mês. De lá para cá, nada de obras. Os representantes do povo (vereadores) são os fiéis depositários deste compromisso público. Tomara que não voltem a se lembrar dele só no verão.

OS ENGRAVATADOS
Quem vai na Câmara e coloca a cara a tapa é sempre Sadi Zimmermann. Mas ele tem muito pouco a ver com os problemas da Corsan, embora seja o representante da companhia aqui no município. O problema está nos engravatados, não em quem suja as mãos e os pés no barro das obras. Nos dois momentos recentes de agravamento da estiagem, foi preciso inclusive reconhecer o empenho de Sadi Zimmermann para não deixar faltar água. Temos sorte de contar com alguém como ele aqui na cidade. Se dependêssemos do padrão de qualidade e comprometimento dos engravatados da Corsan, certamente teríamos ficado algumas semanas sem água nas nossas torneiras.

TRIPLO COMPROMISSO
Nunca é demais lembrar do triplo compromisso da Corsan: Ela nos deve explicações primeiro, porque somos clientes e pagamos a conta de água todos os meses, caracterizando uma relação simples de consumo. Depois, a Corsan tem um contrato de concessão de serviços com a Prefeitura de Nova Petrópolis. O que significa dizer que ela tem um contrato com nós, munícipes. Terceiro, é que somos contribuintes do Estado e, portanto, sócios da Corsan. Onde já se viu uma empresa não oferecer serviços de excelência aos seus sócios?

Por Francis Jonas Limberger
[email protected]
WhatsApp: (51) 99888-1830

LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS

Passos de tartaruga na testagem do coronavírus em Nova Petrópolis

Por que ainda existem trechos sem calçada na Av. 3 de Maio?

Ricardo Lawrenz deixa hoje a Secretaria da Educação

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.