Estado - País - Mundo
Aplicação de inseticida elimina 80% da nuvem de gafanhotos
Uma ação conjunta entre o governo da Argentina e produtores rurais, fez a aplicação de inseticidas no último fim de semana, na Província de Entre Rios, eliminando cerca de 80% da nuvem de gafanhotos, segundo o Serviço Nacional de Segurança e Qualidade Alimentar do país.
Os insetos estavam a 90 quilômetros da fronteira com o Brasil. De acordo com especialistas, a probabilidade desses gafanhotos chegarem ao Rio Grande do Sul diminuiu.
Mesmo com a redução no tamanho da nuvem de gafanhotes, outras aplicações de inseticidas serão feitas nessa semana. A expectativa é que ela seja considerada extinta ainda nessa semana. Os agricultores gaúchos estimavam prejuízos de até um R$ 1 milhão por dia se essa nuvem de gafanhotos chegasse ao Brasil.
Segunda nuvem
De acordo com o Serviço de Qualidade Agroalimentar da Argentina, uma segunda nuvem de gafanhotos, que entrou no país na semana passada, pode ter o dobro de tamanho da primeira. Seriam cerca de 800 milhões de insetos.
Os gafanhotos estão na Província Del Chaco, a cerca de 600 quilômetros do Rio Grande do Sul. A movimentação dessa nuvem vai depender das condições climáticas, como temperatura e a direção do vento. Em um dia, uma nuvem de gafanhotos pode se mover por até 150 quilômetros.