Conecte-se conosco

Geral

O desafio de parar os acidentes com caminhões na BR-116 em Morro Reuter

05/08/2020 - 08h12min

Por

Rogério Savian

ACESSO À BR-116

Tem muita gente fazendo juízo de valor em relação aos caminhões que acabam se acidentando no acesso da VRS 873 com a BR-116. Mas julgar ou apresentar soluções espetaculares por trás de perfis de redes sociais é muito fácil. Agora queria ver se as mesmas pessoas teriam coragem e capacidade de resolver a questão do acesso ou “segurar” um caminhão desgovernado. De fato, o trevo da BR-116 já ajudou bastante a evitar acidentes na travessia da rodovia. Mas desde o início, não lembro ter ouvido falar que “seguraria” caminhão sem freio. Pelo contrário, essa questão está mais relacionada à nova futura obra, que será feita para “abrir” a curva, com uma área de escape na lateral direita da pista. Porém, dessa vez será com o Daer e não mais com o Dnit, que precisa apenas autorizar a obra.

CULTIVO DE ACÁCIA

Ontem o Diário trouxe uma reportagem mostrando o porquê do cultivo de milho render mais do que o de acácia no mesmo terreno. Isso de fato é uma verdade e condiz com a nova realidade de Dois Irmãos. Mas, como mencionado, em muitos lugares a acácia ainda é a principal cultura devido às características das propriedades rurais. Em Morro Reuter, por exemplo, tem muita encosta de morro que não existe a menor condição de cultivar milho ou outra cultura que demande de trator e colheitadeira. Por esse e muitos outros motivos que o plantio de acácia ainda é forte. E vai seguir assim. Então, podemos ficar tranquilos porque a matéria-prima para o carvão do churrasco está garantida.

AGRICULTURA

<10> Os vasilhames de agrotóxicos devem ser entregues no Sindicato Rural, em Dois Irmãos, exclusivamente nesta quarta-feira. Pela primeira vez, também será permitida a entrega de produtos que estão vencidos, porém estes deverão estar dentro de suas embalagens originais. Mais informações pelo (51) 3564‐1038.

PARÓQUIA IMACULADA

* Ainda dá tempo de adquirir o cartão para o Almoço Italiano em prol da Paróquia Imaculada Conceição, que vai acontecer no sábado, das 10h30 às 13h. Somente para levar e a entrega será no carro. O cartão individual custa R$ 25.

* Estão abertas as inscrições para as missas na Igreja Matriz com horários são aos sábados (16 e 18h) e domingos (8, 16 e 19h – com transmissão pelo Facebook). Inscrições pelo (51) 3569-1266.

POMAR MUCKERS

Já viram como está bonita a florada dos pessegueiros no Pomar Muckers, lá no Muckenthal? Quem ainda não viu, aguarde a foto da página 3 de amanhã. De acordo com os proprietários, Marcos Hermann e Michele, a temporada de colheita será aberta no dia 25 de outubro, no sistema ‘colhe e pague’. Garanto que vale a pena conhecer, inclusive mostramos no Diário Rural, em novembro do ano passado.

TURISMO

Para quem está pensando em sair para comer fora (desde que observadas as medidas contra a Covid-19), neste final de semana estarão abertos os cafés e restaurantes, assim como nas semanas anteriores. Para saber mais a respeito do horário de funcionamento de cada um ou se precisa ou não fazer reservas, o melhor é entrar em contato diretamente com o de sua preferência. A maioria possui redes sociais.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.