Destaques
PSDB e PDT anunciam Juliano Skappelli e Antônio Renz como candidatos à prefeitura de Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Na manhã de sábado, 11, aconteceu a convenção do Partido Democrático Trabalhista e nela ficou acordada a coligação com o Partido da Social Democracia Brasileira, lançando o nome de Juliano Skappelli (PSDB) como candidato para prefeito e Antônio Renz (PDT) para vice. A convenção do PSDB acontecerá somente na segunda-feira, mas, o acordo já está firmado; o que pode acontecer, de acordo com os presidentes dos partidos, é ter novos agregados à coligação já que nem todos realizaram suas convenções e ainda há espaço para negociações.
Juliano é presidente do PSDB desde março desse ano e, até então, nunca esteve ligado à política. Foi empresário no ramo da saúde durante 22 anos trabalhando com laboratórios farmacêuticos e, hoje, atua no ramo de veículos. Conhece Dois Irmãos desde 1998 e diz que aceitou o convite para colocar o seu nome à disposição do pleito diante dos questionamentos da comunidade. “Eu saí do ramo farmacêutico mas continuei acompanhando, e, como há muitas queixas sempre me diziam para colocar o meu nome e a minha forma de pensar em Administração à disposição. Então foi isso que decidi fazer”.
Ele afirma que não se considera político mas, sim, um eleitor insatisfeito. “Eu acho que todas as Administrações precisam escutar as pessoas; pelo que vejo, percebo e escuto na cidade, não é isso que acontece. Eles fazem o que querem, impõem e é feito”, aponta, dizendo que vai buscar uma Administração participativa, onde todos tenham espaço para colocar sua opinião.
Questionado sobre seu principal foco, destaca que é a saúde. “Pelo que percebo ela tem decaído muito. Meu objetivo é deixar a área da saúde de Dois Irmãos como referência no Estado do Rio Grande do Sul”, dizendo que essa é a “menina dos seus olhos”. Como a convenção do partido ainda não aconteceu, os nomes dos candidatos a vereador ainda não formam informados.
Mesma tecla
Como candidato a vice-prefeito, Antônio Renz bateu na mesma tecla que Juliano, enfatizando que um dos maiores problemas do município é a saúde. “Temos que melhorar pois tem muitas carências”. Conta que querem fazer um cronograma diferente para melhorar o atendimento, citando, como exemplo, a marcação de consultas por telefone. “Que nem agora na pandemia, ir lá para marcar a consulta é complicado”. Cita ainda que querem instalar três leitos de UTI.
Antônio diz que outro plano é fazer um estudo e diminuir o número de CCs. “Vamos analisar. O que é necessário vamos usar mas, não adianta ter dinheiro para pagar 40/50 CCs e não ter para comprar remédios quando precisa”, afirma.
Antônio – também conhecido como Tonho – é presidente do PDT há dois anos e já foi candidato três vezes a vereador pela sigla, sendo o mais votado da história do partido em 2008 com 991 votos. Nas eleições de 2016 também concorreu, dessa vez pelo PT, mas ficou como suplente. Ele diz que se eleito será um vice-prefeito atuante. “Estarei ao lado do prefeito e secretários auxiliando, opinando e cobrando para que as coisas andem”.