Notícias
Tribu Di Arteiros celebra aniversário de 10 anos
Morro Reuter – A Tribu Di Arteiros, de Morro Reuter, está fazendo 10 anos de história. Nasceu em setembro de 2010, primeiramente como um grupo de treinamento focado no trabalho do ator, se consolidando como um grupo de teatro e de intervenções artísticas. O grupo foi fundado e é coordenado por Rosmeri Lorenzon, tendo como um dos objetivos a descentralização do teatro, valorizando o interior.
Não é fácil manter um grupo, especialmente um grupo de teatro. Mas, a Tribu resistindo a muitas tempestades, segue firme e forte espalhando arte, alegria e amor por onde passa.
Um pouquinho da história marcante deste coletivo Arteiro: Em 2011, o grupo estreou seu primeiro espetáculo, o Infantil Todos Por Uma Coisa Só. Já em 2013, o grupo levou ao palco o seu segundo espetáculo, RemotêControlê. Com eles, a Tribu já conquistou mais de 60 prêmios em festivais pelo interior do estado. Em 2017, buscando dar continuidade a pesquisa no universo clownesco, estreou o espetáculo TchaTchuGravando!.Este espetáculo já fez mais de 50 apresentações e segue em repertório.O grupo também já representou o Brasil na Muestra Internacional de Teatro de Canelones, no Uruguai em três edições, além de ter apresentado em outros estados do Brasil.
Ao longo destes 10 anos a Tribu foi agregando muitos artistas em diversos projetos, especialmente nas Trilhas Artísticas com personagens lúdicos. São base, parte construtora desta história os atores: Mateus Souza, John Becker, Marcelo staudt, Juliano Rangel, DionesLeidens e as atrizes Thaís Backes, Raquel Backes e Rosmeri Lorenzon. Cada um destes arteiros e arteiras tiveram um papel essencial para a construção da identidade da Tribu e para a sua permanência no mundo artístico.
Está reclamando do preço do arroz? Então leia isso antes de continuar a tua leitura neste site…
A Tribu, além de seus espetáculos, desde 2015, tem um projeto chamado “Extensão do Fazer Teatral da Tribu” que tem atendido mais de 500 pessoas entre crianças, jovens e adultos com aulas de teatro em diferentes cidades do RS, buscando levar o acesso a arte a diferentes cantos do nosso estado.
Segundo Rosmeri Lorenzon, “aTribu comemora 10 anos com muita alegria e emoção, se manifestando em diferentes frentes, buscando sempre o amor pelo que faz e por quem é atingido pela arte produzida no grupo. Nós, entendemos que nossa missão recém começou e queremos expandir cada vez mais nossos horizontes. Queremos seguir levando arte para muitos lugares que muitas vezes não tem acesso a ela. Um de nossos focos é a descentralização, fazer chegar no interior a arte como combustível de uma vida melhor. É uma classe visada pelo preconceito, porém resistimos, sim, somos trabalhadores da cultura e que temos fome por um mundo melhor e mais humano.A arte tem o poder de transformar por onde passa, acreditamos neste potencial e buscamos em nossa essência o alimento para seguir. Permanecemos trabalhando duro para que nossos espectadores, alunos e alunas sejam atravessados pela arte que pulsa em suas veias.”
Republicanos de Dois Irmãos confirma Rogério Dapper e Leni Inês Giehl à majoritária
Para comemorar este aniversário, em meio a um ano atípico para todos, a Tribu irá realizar duas lives. A primeira será dia 18 de setembro, às 20h. Nesta, estarão em um bate papo descontraído, os atores e atrizes que fizeram ou fazem parte do grupo, contando suas histórias, momentos importantes ou curiosos de suas experiências ao longo destes anos. E dia 19 de setembro, a partir das 20h30, haverá sua tradicional Farra Arteira, um Sarau que agrega muitos artistas. O Sarau- Farra Arteira sempre teve a participação de muitos artistas de diversas áreas e este ano, sendo ela on-line através de uma live no instagram, pessoas de diferentes lugares do mundo poderão assistir e participar deste momento cheio de apresentações artísticas: com dança, música, poesia e teatro. A programação e os artistas envolvidos poderão ser acompanhados nas redes sociais da Tribu Di Arteiros.