Destaques
Legislativo propõe arborização de áreas públicas em Ivoti
Ivoti – Incentivar a preservação dos recursos naturais, ampliando e realizando a manutenção de áreas verdes no município, por meio do plantio de árvores frutíferas: esse é o objetivo do “Projeto Pomar Urbano”.
De autoria dos vereadores Márcio Guth, MDB, e Jânio Simião Droval – Russo, PDT, o projeto foi aprovado pelo Legislativo na sessão desta semana e seguiu para a sansão do Executivo. Guth, explica que a proposta ainda será aperfeiçoada e o texto do projeto garante à Prefeitura a possibilidade de firmar convênios com instituições e órgãos públicos para viabilizar a ação.
Segundo o parlamentar, a proposta representa uma melhor qualidade de vida para os ivotienses. Isso porque os espaços públicos, tais como praças e parques urbanos, muitos ociosos, acumulando lixo, poderão ser “adotados” pela comunidade em geral, instituições e escolas, para o plantio de árvores frutíferas.
Além disso, conforme Guth, as comunidades escolares poderão organizar ações educativas, simultâneas às atividades relacionadas ao Pomar Urbano, incentivando a preservação da natureza e prevenindo a poluição dos espaços públicos, por exemplo.
O vereador Russo, também proponente do projeto, explica que o Poder Público Municipal dará o suporte para a comunidade, orientando e fiscalizando as ações. “Ainda não definimos como a comunidade receberá as mudas de árvores, mas alguns empresários já manifestaram o interesse de contribuir com doações”, explicou.
Russo destacou que durante a semana ele e o colega do Legislativo devem se reunir com o Meio Ambiente e Agricultura local, para discutir alternativas para o Pomar. “Há uma série de opções que podem viabilizar o projeto. As doações por parte de empresas é uma delas, mas também podemos aproveitar mudas doadas ao Meio Ambiente, por exemplo, relacionadas a alguma multa”, descreveu Russo.
Inspiração
Conforme explicou o vereador Guth, ele o colega Russo se inspiraram em projetos de outros municípios. O parlamentar comenta que os benefícios do Pomar Urbano são inúmeros. “O próprio contato com a terra, a natureza, principalmente por parte do público infantil, representam um benefício imensurável. Muitas crianças não sabem de onde vêm as frutas; estão acostumadas a pegar tudo no supermercado”, explicou.
Além disso, Guth destaca que uma cidade arborizada é muito mais agradável e acolhedora, sem contar a questão do ar que melhora muito.