Colunistas destaque
A Semana Farroupilha há 20 anos e demais comentários em Dois Irmãos
Por
Mauri Marcelo Toni Dandel
1.999 OU 2.000?
– Terminou ontem a Semana Farroupilha que, literalmente, nem começou. Culpa da pandemia e destes decretos governamentais que nos atrapalham desde abril.
– Não lembro se esta foto foi da sessão solene de 1999 ou de 2000 na ACTG Portal da Serra. E a posição dos edis na foto ajuda a complicar, pois Padeiro, Veronez (in memorian) e Yannes estão no centro. Explico: em 99, Padeiro era o presidente, Veronez seu secretário; em 2000, o presidente era Yannes. Em um primeiro momento achei que fosse em 2000, mas pela gravata do Padeiro, o presidente era ele, portanto, deve ser 1.999. Na imagem, faltaram o Leonel e o Remi Wickert (in memorian).
– Na imagem do Túnel do Tempo, com a solene de 2001, a cuia estava com o Chile, nesta aqui, com o Romeo. Olha o tamanho do topete deste chimarrão, só pode ter sido obra do então advogado da Câmara, Zamboni, inclusive, ao fundo aparece um pedacinho da “bombacha” dele.
RIO GRANDE
– A Começo de sexta deu boa repercussão. Gostaria apenas de frisar que, quando falo em tradições do Rio Grande, não me refiro apenas à este pedaço de chão espremido entre o Rio de la Plata e os rios Uruguai e Mampituba, falo da “Província” toda, que espalhou gauchada para colonizar o Brasil, ‘nortão’ acima, mundão afora.
– Pena que não foi possível ir comer o bife na chapa do CTG de Herval (na Kartoffel) em maio, agora não pudemos comer o bife acebolado do Morada, aquele feijão campeiro do Portal da Serra… Bah, falar nisso, teve uma vaca atolada de costelinha no CTG Garrão do Morro que é histórica!
– O hino 2 do Rio Grande é “Do fundo da grota” ou “Querência amada”?
– Para quem perguntou sobre a terra do Baitaca, pois bem… São Luiz Gonzaga é uma cidade do mesmo tamanho de Dois Irmãos, com seus 30 e poucos mil habitantes. Fica lá perto de Santo Ângelo, nas Missões, onde o Dr. Zamboni (que citamos lá em cima) foi locutor da rádio do falecido deputado Loureiro, não é?
– Mudando de assunto, a mensagem positiva, de Pablo Marçal: “Para sair da inércia se conecte com pessoas que vão seguir o caminho que você está seguindo. A inércia é falta ou excesso de algo”. Não concorda? Então veja: um avião com muito combustível conseguiria voar longe, para outro continente, mas não levantaria do chão porque estaria com muito peso. Precisamos dosar as coisas…