Conecte-se conosco

Colunistas

Fique atento às regras para as redes sociais nessas eleições

02/10/2020 - 08h32min

Por

Rogério Savian

ELEIÇÕES E AS REDES SOCIAIS

* No domingo iniciou a campanha eleitoral e sabemos que a disputa pelos votos terá grande força nas redes sociais. Essa é uma excelente ferramenta para quem souber fazer bom uso. Tem um grande alcance, é rápida e o investimento é baixo. A propaganda vai até dia 14 de novembro.

* Mas é preciso tomar alguns cuidados para não colocar tudo a perder. Ao contrário do que muitos ainda imaginam, no ambiente digital certas condutas podem caracterizar crimes eleitorais e levar ao indeferimento de candidaturas ou até mesmo à cassação de mandatos, no caso de candidatos eleitos.

* Em 2018, por exemplo, teve os disparos em massa de mensagens com ataques aos adversários e até mesmo a disseminação de “fake News”. Nessa eleição, espalhar notícias falsas com a finalidade eleitoral é crime. Essas regras valem tanto para candidatos como para os eleitores, que estão sujeitos à multa ou prisão.

* Outro ponto importante: todo eleitor tem o direito de não receber esse tipo de mensagem, seja por WhatsApp, Telegram ou e-mail. Se a pessoa avisar que não quer, o candidato precisa tirar o nome da lista em até 48 horas ou então estará sujeito a multa de R$ 100 por mensagem enviada.

* O candidato pode fazer transmissões ao vivo nas redes sociais para pedir voto, mas estão proibidos os “showmícios”.

* Também, desde agosto, os candidatos estão proibidos de aparecer na inauguração de qualquer obra pública.

* Criticar ou opinar sobre serviços nas redes sociais é permitido, mas se ocorrer ofensas contra a honra de uma pessoa aí pode se configurar crime. Como por exemplo, chamar “o fulano” de ladrão.

* Acima estão apenas algumas das coisas a serem observadas. Então, fique esperto e não coloque tudo a perder. Que o respeito prevaleça. Boa campanha a todos!

PE. LUIZ PEDRO

A missa de posse canônica do novo pároco, Pe. Luiz Pedro Wagner, será no próximo domingo, às 9h30, na Paróquia Imaculada Conceição.

FISIOTERAPIA

Desde o dia 16 está acontecendo o mutirão para atender os pacientes que aguardam sessões de fisioterapia por indicação médica. Ao todo a ação atenderá a demanda reprimida que era de 75 pessoas. Os atendimentos estavam suspensos em função da pandemia pelo coronavírus. Estão sendo seguidos todos os protocolos de segurança. Os atendimentos são às terças, quartas e sextas-feiras, por dois fisioterapeutas. A previsão é atender todos os pacientes da fila de espera em até dois meses.

CARTÓRIO

O Cartório Eleitoral, em Dois Irmãos, segue com o atendimento restrito em função da pandemia. Porém a maior parte dos serviços são feitos de forma online ou pelo plantão telefônico através do (51) 99958-6528 de segunda a sexta, das 12 às 19h.

CICLOTURISMO

No domingo foi lançado o roteiro de cicloturismo, com 355 km, interligando por estradas alternativas, as 14 cidades da Rota Romântica. A sinalização é feita por meio de placas de sinalização indicativas e interpretativas, além da pintura das folhas de plátano ao longo de todo o trajeto. Essa é mais uma oportunidade para desenvolver o turismo no interior.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.