Destaques
Eleições 2020: O Diário entrevista Alceu Heinle (MDB), candidato a Prefeitura de Lindolfo Collor
Lindolfo Collor – É provavelmente o candidato mais experiente ao Executivo da Encosta da Serra. Alceu Ricardo Heinle, 61 anos, tentará no pleito deste ano chegar ao seu 5º mandato. Registrado como natural de São Leopoldo, tem toda a trajetória de vida em Lindolfo Collor, fazendo parte de uma família com forte representatividade política na região. Confira a entrevista com o candidato na íntegra:
Lindolfo historicamente é um município que realiza muitas obras, em especial em ampliação de espaços e pavimentações. O que o senhor pensa neste sentido caso seja eleito?
“Fizemos muitas obras nas minhas administrações. Para conseguir estas obras como calçamento, asfaltamento, saneamento e novas estruturas, precisamos de recursos. O município consome muito na Saúde, a qual sempre foi minha prioridade, e na Educação. Então temos que correr atrás de recursos federais. Eu sei o caminho, já fiz e com certeza vou fazer novamente”.
Em razão da pandemia, os municípios, de forma geral, foram afetados na sua arrecadação. O que o candidato projeta para recuperar as perdas e aumentar o poder de investimento da Prefeitura?
“Vamos retomar o programa que tínhamos no incentivo às compras no município, com distribuição de prêmios, para fortalecer o comércio. Isso é uma preocupação não só com o ano que vem, porque geralmente o ICMS vem daqui há dois anos, mas sim em 2022. Mas o comércio e a indústria vêm reagindo bem à pandemia”.
Lindolfo é marcada pela forte participação da Câmara nas decisões do município. Como pretende estabelecer o diálogo em prol do desenvolvimento, independente de ter a maioria ou não da Casa?
“Nas administrações passadas já tive a minoria na Câmara e sempre me dei muito bem com os vereadores. Consegui aprovar todos os projetos, porque sempre tive diálogo. Passou a eleição, terminou o negócio de política. E teremos que trabalhar juntos por quem nos elegeu. A porta da Prefeitura sempre está aberta para todos e isso vale para os vereadores, independente do partido”.
“Me deem ao menos 15 dias para ficar a par da Saúde. Porque
estou sentindo na população que ela precisa de mudanças neste quesito”
Cada vez mais está em alta a transparência no Poder Público. Qual sua opinião sobre o assunto e, caso eleito, como você pretende ser transparente na gestão?
“Vamos simplificar o portal da transparência da Prefeitura. Sempre trabalhei sério e de forma honesta com a população. Jamais tentei enganar alguém. As pessoas sabem da minha honestidade e competência, em razão deste respeito. E agora, nas minhas caminhadas durante a campanha, sinto esta receptividade nas pessoas. Sou muito grato a isso”.
Consultando a população, boa parte fez apontamentos relacionados a saúde municipal, em especial na dificuldade de agendamentos, as estruturas e número de especialidades. Como melhorar este serviço?
“Nas minhas visitas à comunidade deixei claro que receberei a todos no meu gabinete, mas estou pedindo que me deem ao menos 15 dias para me colocar à par da Saúde. Porque estou sentindo na população que ela precisa de mudanças neste quesito. Todo dia escuto de alguém alguma queixa sobre os atendimentos, por exemplo. Vamos mudar esse cenário”.
A agricultura familiar é uma marca da nossa região. Quais demandas pretende concretizar para fortalecer os trabalhos no campo?
“Retomar onde paramos, ao menos com os programas que foram cortados pela metade. Tínhamos 21 subprogramas, desde ajuda com adubo, lonas e óleo diesel. Sei a importância dos incentivos. Temos que dar condições, em especial para o jovem, para mantê-lo na agricultura, e não vir para a cidade e tirar empregos das pessoas daqui”.
“Se a Saúde e Educação estiverem bem, é 50 a 60% do sucesso do município”
Principais desafios:
“Primeiro a Saúde e depois a Educação. Ouvi muitas coisas. Quero fazer a minha campanha, sem criticar ninguém, mas há muitas coisas erradas na Educação. Começando na merenda escolar. Eu sempre falava para a minha Secretaria: merenda de primeira qualidade e professores capacitados, para que os alunos cresçam bem e respeitando as pessoas. Vamos trabalhar seriamente nisso”.
SEGURANÇA:
“Continuar dando incentivo para a Brigada Militar, no sentido de dar uma ajuda de custo para quem mora no município, para termos um efetivo à altura de Lindolfo. Muitas vezes, a gente não consegue manter os soldados, em razão de sermos uma cidade do interior. Eles não querem trabalhar aqui por causa da locomoção. Segurança é extremamente importante para nós, vamos trabalhar no assunto. Temos agora também as câmeras de monitoramento. Veremos o que pode-se melhorar neste quesito também. No que depender da Administração, vamos ter um olhar especial com o assunto”.
“Vamos procurar uma área para instalação do distrito industrial
para pequenas e médias empresas. Dar a elas um lugar digno”
POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE
“Projetamos em nosso plano de governo conseguir uma área de esportes multiuso, que será usado como local de lazer e prática esportiva, com quadras de corrida e vôlei. Seria um complexo esportivo para o nosso município. Vamos continuar incentivando o futebol e os campeonatos, já que o pessoal daqui gosta muito. Queremos implantar também uma escolinha com diversas modalidades, como futebol e vôlei, espaços voltados para os jovens. Dar a eles todas as condições para se desenvolverem e terem o que fazer no nosso município”.
COMÉRCIO E INDÚSTRIA
“Como mencionei, temos que incentivar o comércio e a indústria local, dando melhores condições para se desenvolverem. Tenho um projeto de lei aprovado, em uma de minhas administrações passadas, para trazer empresas para nosso município. Vamos procurar uma área para instalação de um distrito industrial para pequenas e médias empresas. Será um grande desafio, buscar algo nesse sentido, tanto para atrair novos negócios como para àqueles que estão no fundo de casa ou no porão. Queremos dar condições para se instalarem em um lugar digno”.
EDUCAÇÃO
“Para mim, saúde e educação são as principais prioridades. Na Educação, teremos a preocupação do transporte até a merenda escolar. Buscar formação para os profissionais da rede, dar condições de fazerem cursos. Se a Saúde e Educação estiverem bem, é 50 a 60% do sucesso do município. Daremos um olhar especial a estes quesitos. Não adianta termos uma escola bonita, se lá dentro não está estruturada, não funciona bem. Quando a criança não tem leite, suco natural ou até uma mortadela para o sanduíche. A educação vai refletir no futuro do nosso município”.
SAÚDE
“Sempre foi a minha grande bandeira. Precisamos mudar muitas coisas na Saúde. Vou procurar alguém competente para a Secretaria, que tenha a mesma visão e vontade de fazer as coisas como eu tenho. Para trabalharmos em conjunto. Para as pessoas não ficarem meio dia só para marcar uma consulta por telefone. Teremos alguém específico para estas marcações. Vamos levar as pessoas para fazerem os exames, como sempre fazíamos. A primeira coisa que farei quando assumir é colocar a nossa Saúde nos trilhos. A população tendo saúde, educação e acesso a emprego, as coisas vão adiante”.